Segundo o administrador do distrito de Malema, Bernardino Campira, o caso começou a 30 de março, quando a Polícia da República de Moçambique (PRM) recebeu uma denúncia do pai da vítima, que reportou o desaparecimento do menor.
As investigações indicam que os suspeitos, entre os quais se inclui o próprio irmão da criança, teriam planeado sequestrá-la para exigir um resgate. Sem conseguir o objetivo, teriam recorrido a cabos de corrente elétrica para sufocar a criança até à morte. Após o crime, o corpo foi colocado num saco e enterrado numa zona de mata fechada, numa tentativa de ocultar provas.
Leia mais: Frelimo pede ao Governo de Moçambique divisas para garantir combustíveis
Quatro suspeitos foram detidos a 31 de março, enquanto o quinto foi capturado no dia seguinte, 1 de abril. Todos permanecem sob custódia no comando distrital da PRM.
Uma fonte das autoridades distritais afirmou que o Estado moçambicano condena veementemente este tipo de crime e continuará a atuar para desmantelar quadrilhas e alertar as comunidades sobre as consequências do crime. As investigações prosseguem, nomeadamente para apurar possíveis ligações a um desaparecimento semelhante ocorrido no ano passado, envolvendo também uma menor.