À medida que o Porto de Comércio Livre de Hainan inicia o processo de desalfandegamento em toda a ilha e a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin avança para a sua segunda fase, ambas as regiões enfrentam oportunidades sem precedentes para implementar as diretrizes das recentes “Duas Sessões” e tirar partido do próximo 15.º Plano Quinquenal nacional.
O Chefe do Executivo participou no Fórum de Boao, em Hainan, nos dias 25 e 26. O seu itinerário incluiu um jantar de boas-vindas na quarta-feira e a sessão plenária desta manhã, onde ouviu um discurso de abertura proferido por Zhao Leji, Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional.
Na noite do dia 25, Sam Hou Fai realizou uma reunião bilateral com o Secretário do Comité Provincial do Partido de Hainan, Feng Fei, e o Governador Liu Xiaoming. Durante a reunião, expressou a sua gratidão pela hospitalidade e destacou a base sólida e duradoura das relações entre Macau e Hainan.
O Chefe do Executivo salientou que tanto Macau como Hainan constituem janelas vitais para a abertura do país. Referiu os resultados significativos alcançados por Hainan em matéria de inovação institucional e internacionalização, ao mesmo tempo que destacou o alinhamento ativo de Macau com o 15.º Plano Quinquenal nacional e o 3.º Plano Quinquenal da RAEM, ao abrigo do princípio “Um país, Dois sistemas”.
Leia também: Sam Hou Fai vai a Lisboa e Madrid em abril
“Macau se empenhará em construir um novo modelo de conectividade interna e externa, servindo como um elo preciso entre a nação e os países de língua portuguesa e espanhola”, afirmou Sam Hou Fai. Acrescentou ainda que este papel estratégico ajudaria mais empresas do continente a expandirem-se a nível global.
A reunião bilateral contou também com a presença de Bian Lixin, Comissária do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Macau, e de Chan Kak, Chefe de Gabinete do Chefe do Executivo. Entre os responsáveis de Hainan presentes contavam-se o vice-governador executivo Bater, o chefe do Departamento de Trabalho da Frente Unida, Yin Libo, e o diretor da Comissão de Desenvolvimento e Reforma, Qi Shuli.
No futuro, Macau e Hainan planeiam aprofundar continuamente a sua colaboração para se expandirem conjuntamente nos mercados internacionais, contribuindo ainda mais para a estratégia de abertura de alto nível do país.