Início » Fitch sobe rating de Portugal para ‘A’ com perspetiva “Estável”

Fitch sobe rating de Portugal para ‘A’ com perspetiva “Estável”

Fitch sobe rating de Portugal para 'A' com perspetiva "Estável"

A agência de notação financeira Fitch Ratings subiu, esta sexta-feira, 12 de setembro, o rating de Portugal de ‘A-‘ para ‘A’, mantendo uma perspetiva “Estável”. Na sua análise, a Fitch justifica a decisão com a contínua redução da dívida pública, um desempenho orçamental superior à maioria dos pares e um forte processo de desalavancagem externa.

Um dos principais fatores para esta subida foi a “contínua redução da dívida”. O rácio da dívida pública caiu de um pico de 134,1% do PIB em 2020 para 96,4% no primeiro trimestre de 2025, representando uma das maiores descidas entre os países avaliados pela agência. A Fitch prevê que a dívida continue a descer para 88,4% até ao final de 2027. Este desempenho é sustentado por um “crescimento robusto e excedentes primários consideráveis”, pode ler-se em comunicado.

No plano orçamental, Portugal continua a destacar-se. A agência projeta um excedente de 0,1% do PIB em 2025, em forte contraste com a mediana dos países com notação ‘A’, que aponta para um défice de 2,9%. A partir de 2026, a Fitch antecipa um ligeiro défice de 0,7% do PIB, devido ao aumento do investimento público e a novos cortes de impostos.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website