O seminário sobre as “Duas Sessões” convidou o embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, para proferir um discurso principal sobre as sessões do Congresso Nacional do Povo (NPC) e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC).
Assinalando o 50º aniversário das relações diplomáticas entre a China e a União Europeia e o 20º aniversário da parceria estratégica abrangente entre a China e Portugal, Zhao destacou que as relações bilaterais atingiram um nível sem precedentes.
O embaixador chinês reafirmou o forte compromisso das duas nações com o multilateralismo, o respeito mútuo e os benefícios compartilhados. Além disso, incentivou as empresas chinesas em Portugal a desenvolver ainda mais a cooperação em investimentos, a fortalecer o intercâmbio de pessoal e a expandir a colaboração pragmática em vários setores para aprofundar os laços sino-portugueses.
O seminário foi presidido por Guo Zhiyao, presidente da Associação de Empresas Chinesas em Portugal. Outros participantes incluíram Li Yong, Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada da China em Portugal, Xu Dan, Secretário-Geral da associação, e Lao Chao Peng, Chefe do Comitê de Trabalho de Macau da associação.
Representantes seniores de grandes empresas chinesas que operam em Portugal também participaram, incluindo o Banco da China, China State Construction, Huawei, Fosun Group, State Grid Corporation of China, Banco Industrial e Comercial da China, Haitong Bank, China Communications Construction, Quinta da Marmeleira e Perfeição Companhia.