Início » Fentanil agrava guerra comercial e económica

Fentanil agrava guerra comercial e económica

Embaixada da China em Washington avisa que “ninguém ganha uma guerra comercial”, numa reação a Donald Trump, que promete sobretaxar todos os produtos chineses em dez por cento

O indivíduo foi detido horas depois do ataque; e de acordo com a investigação preliminar da polícia estava insatisfeito com a divisão dos ativos financeiros definida no processo de divórcio. A polícia acrescenta ainda que o suspeito está a ser tratado por ferimentos, possivelmente autoinfligidos, depois de ter sido encontrado inconsciente no carro, na posse de uma faca.

“A cooperação económica e comercial entre a China e os EUA é mutuamente benéfica por natureza. Ninguém vai ganhar uma guerra comercial ou tarifária”, escreveu Liu Pengyu, porta-voz da delegação chinesa em Washington, na rede social X. Na plataforma Truth, Trump anuncia taxas adicionais de 10 por cento sobre todos os produtos chineses, até que Pequim corte o fornecimento de fentanil, opioide sintético que estará a causar mais de 150 mortes por dia nos EUA.

“Tive muitas conversas com a China sobre as enormes quantidades de droga, em particular o fentanil, enviadas para os Estados Unidos, mas sem sucesso”, lamenta Trump. “Representantes da China disseram-me que iriam impor a pena de morte para traficantes de droga apanhados; mas, infelizmente, nunca deram seguimento ao assunto; e as drogas estão a entrar no nosso país, principalmente através do México, a níveis nunca antes vistos”.

Liu rebate: “A ideia de que a China está deliberadamente a permitir que os precursores do fentanil entrem nos Estados Unidos é completamente contrária aos factos e à realidade”. Sublinha ainda que as agências chinesas e norte-americanas de combate ao narcotráfico “retomaram comunicações regulares” após o encontro entre Xi Jinping e Joe Biden, em São Francisco, em novembro do ano passado.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!