Wang Huning, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, discursou na cerimônia de abertura.
Wang disse que esforços serão feitos para promover a transformação criativa e o desenvolvimento inovador da excelente cultura tradicional da China e fortalecer os intercâmbios e o aprendizado mútuo entre países, grupos étnicos e culturas em todo o mundo.
Isso não apenas enriquecerá ainda mais a civilização chinesa, mas também contribuirá para uma civilização global mais vibrante e diversificada, acrescentou ele.
Wang pediu que se leve adiante e promova o confucionismo e todas as culturas tradicionais notáveis, fazendo assim novas contribuições para o desenvolvimento de uma comunidade humana com um futuro compartilhado.
A cerimônia de abertura foi presidida pela presidente da AIC, Sun Chunlan.
O ex-primeiro-ministro japonês e presidente do Conselho da AIC, Yasuo Fukuda, o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D’Alema e o ex-primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, pessoalmente ou por outros meios, fizeram discursos. Eles enfatizaram a importância do confucionismo na abordagem de crises e na resolução de conflitos.