A exposição Ecos de uma Era Dourada é organizada pela Sands China Ltd., coorganizada pela Sociedade de Artistas de Macau e curada pela artista de Macau, Lam Chi Ian, com o apoio do Instituto Cultural, da Direção dos Serviços de Turismo de Macau e dos Correios de Macau.
Como parte da celebração da Sands China do 75º aniversário da fundação da República Popular da China e do 25º aniversário do retorno de Macau à pátria, a exposição apresenta um quarto de século de trabalhos de nove mestres da arte contemporânea local: Lai Ieng, Lok Hei, Ng Wai Kin, Ung Vai Meng, Lio Man Cheong, Lei Tak Seng, Chan Hin Io, Ao Kuan Kin e Lam Chi Ian – todos com conquistas notáveis e vasta experiência nas suas diversas disciplinas especializadas.
Ecos de uma Era Dourada exibe 121 obras dos artistas, abrangendo uma variedade de formas, incluindo pintura a tinta chinesa, pintura a óleo, aguarela, pintura acrílica, esboço, desenho com caneta de ponta fina, ilustração digital e fotografia.
Entre as obras estão selos que os artistas criaram, retratando a grandiosidade secular das Casas de Taipa ou celebrando maravilhas modernas, como a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau. Os artistas refletem as mudanças históricas no ambiente macro através das suas micro visões, criando designs únicos que registam a mudança dos tempos no diminuto espaço de um selo.
Juntas, as obras trazem à vida temas relacionados com o desenvolvimento de Macau, as suas características culturais e os sentimentos públicos antes e depois da reunificação, celebrando a prosperidade de Macau e o patriotismo desde o retorno, assim como a capacidade unificadora do povo de Macau para avançar.
Através das lentes pessoais destes artistas locais, os visitantes podem obter uma visão excecional das mudanças ao longo do tempo sob várias perspetivas, enquanto compartilham a alegria deste ano de celebrações duplas.
O Vice-Presidente Executivo da Sands China Ltd., Dr. Wilfred Wong, disse: “Como este ano marca celebrações duplas, esta exposição visa levar os visitantes a uma viagem que revisita os momentos gloriosos do desenvolvimento de Macau e as suas condições e costumes locais através das extraordinárias perspetivas dos artistas, estendendo os nossos sinceros votos para o nosso país e para Macau. Estes nove mestres locais da arte criaram magníficas obras em diferentes formas e meios artísticos, que são uma verdadeira representação das visões abrangentes e diversificadas de Macau, retratando a evolução de Macau e as histórias gloriosas da cidade após a transferência de soberania. De particular importância são os selos de Macau, meticulosamente desenhados pelos nove artistas, que possuem um valor histórico, cultural e estético significativo. Com esta exposição, esperamos realizar o papel da Sands Gallery como um portal para a troca artística de alto nível, oferecendo tanto a artistas locais quanto internacionais uma plataforma para partilha de ideias e inspiração.”
O artista da exposição e presidente da Sociedade de Artistas de Macau, Lok Hei, afirmou: “Estas peças representativas, incluindo obras filatélicas, pinturas e fotografias, revelam-nos o amor dos artistas locais por Macau, à medida que retratam os traços dos edifícios locais de outrora e as novas paisagens da cidade numa nova era. A exposição das obras dos nove artistas não só é a nossa homenagem às celebrações duplas, mas também um reflexo do património histórico de Macau, devido à integração das culturas chinesa e ocidental e ao rápido desenvolvimento da cidade desde a reunificação.”
A artista e curadora da exposição, Lam Chi Ian, disse: “O tema ‘Eventos Macro através de Micro Visões’ encarna plenamente a grande ambição transmitida nas obras dos nove reconhecidos artistas locais. Esta exposição é uma representação viva de como Macau foi revitalizada ao longo do curso do desenvolvimento histórico. Com o objetivo de contar as histórias de Macau através do poder suave da cultura e da arte, decidimos prestar homenagem às celebrações duplas com esta exposição. É louvável que a Sands China tenha proporcionado um local de seis estrelas, permitindo que a exposição fosse exibida em todo o seu esplendor. Em nome da Macau Creations e como curadora, gostaria de expressar o meu sincero agradecimento à Sands China, ao Instituto Cultural, à Direção dos Serviços de Turismo de Macau, aos Correios de Macau, à Sociedade de Artistas de Macau, à equipa de produção da Shotcut Production e à Macau Creations pelas suas contribuições para a exposição, e também os meus parabéns a todos os artistas participantes!”
A exposição de entrada gratuita Ecos de uma Era Dourada: Eventos Macro através das Micro Visões dos Artistas Contemporâneos Lendários de Macau está aberta ao público diariamente das 11h às 19h até 5 de janeiro na Sands Gallery, no 6º andar do Grand Suites at Four Seasons.
Desde a sua inauguração em 2022, a Sands Gallery tem-se dedicado a introduzir uma maior diversidade de exposições de arte em Macau e a promover o desenvolvimento sustentável da indústria local de artes e cultura.
Este espaço de arte permanente nasceu do aumento do investimento da Sands China no desenvolvimento artístico e cultural e do seu compromisso em apoiar a estratégia do governo da RAEM para o desenvolvimento não relacionado com o jogo.
A Sands Gallery convida regularmente artistas locais e internacionalmente renomados para realizar uma variedade de exposições de arte em Macau, enriquecendo as experiências artísticas dos residentes locais e dos turistas. Até à data, a galeria já recebeu 10 exposições de arte que destacam artistas chineses e internacionais.