Galp vende participação de 10% em projeto em Moçambique por quase 600 milhões de euros

A operação, que deverá ficar concluída até final deste ano, compreende atividades de exploração e produção na "área 4" da bacia do Rovuma, no norte de Moçambique.

por Nelson Moura

A Galp Energia vendeu à Abu Dhabi National Oil Company uma participação de 10 por cento de uma concessão de upstream (exploração e produção) em Moçambique, por 650 milhões de dólares, foi esta quarta-feira anunciado.

Em causa está um projeto desenvolvido na “área 4” da bacia do Rovuma, no norte de Moçambique, que inclui a Colar South FLNG, em operação desde 2022, “bem como os desenvolvimentos prospetivos onshore Coral North FLNG e Rovuma LNG, prevendo-se que sejam sancionados durante 2024 e 2025”, segundo o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Após a conclusão [do negócio], a Galp vai receber 650 milhões de dólares pelas ações e empréstimos acionistas, já após a liquidação de impostos sobre mais-valias”, lê-se. A Galp refere que esta operação “apoia a estratégia disciplinada de investimentos” da energética

Leia mais em Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!