Início » Polícia de Macau viaja para o México para resgatar residente burlada

Polícia de Macau viaja para o México para resgatar residente burlada

Uma jovem residente de Macau foi vítima de uma fraude telefônica perpetrada por indivíduos que se passaram por agentes da polícia do interior da China, forçando-a a deixar o território e se esconder no exterior para "evitar ser capturada e morta".

Segundo informações da Polícia Judiciária (PJ), a jovem viajou por cinco países e regiões ao longo de duas semanas até ser encontrada no México, indicou o jornal Ponto Final

O caso foi revelado pelo diretor da PJ, Sit Chong Meng, durante uma conferência de imprensa sobre o lançamento de um nova aplicação anti-fraude. As autoridades ainda estão a investigar o caso de fraude e receberam a denúncia do pai da vítima no dia 17 do mês passado, após o desaparecimento de sua filha.

Conforme as investigações da polícia, a residente deixou Macau em 14 de março após receber chamadas relacionadas à fraude.

“Os golpistas alegaram que a vítima estava envolvida num caso de lavagem de dinheiro, que resultou na morte de várias pessoas prejudicadas. A residente foi coagida a fugir de Macau e se esconder, tendo que passar por vários locais para evitar a vingança dos familiares das vítimas.

Também exigiram que a residente solicitasse dinheiro, usando várias desculpas, dos seus pais e amigos”, detalhou Sit Chong Meng.

Acreditando nos supostos “agentes da polícia do interior da China”, a jovem foi persuadida a pagar o dinheiro para “provar a sua inocência” relativamente à acusação de lavagem de dinheiro, e assim realizou transferências para várias contas bancárias, totalizando 3,5 milhões de renminbis.

“Levamos alguns dias no México para encontrar a residente, que naquele momento estava numa área remota da cidade”, indicou a PJ ontem

Para localizar a residente, a PJ solicitou assistência da Interpol, do Ministério de Negócios Estrangeiros da China, das autoridades policiais do continente e do México, organizando uma equipa de investigação para viajar ao México e resgatar a jovem.

“Levamos alguns dias no México para encontrar a residente, que naquele momento estava numa área remota da cidade”, enfatizou Sit Chong Meng, destacando a urgência de aumentar a conscientização sobre fraudes em Macau, uma vez que “além das perdas materiais, a proteção da segurança pessoal do público também é muito importante”.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!