Início » Receita fiscal da China cai 2,3% nos primeiros dois meses de 2024

Receita fiscal da China cai 2,3% nos primeiros dois meses de 2024

A receita fiscal da China caiu 2,3% ano a ano no período de janeiro a fevereiro, mas subiu 2,5% após ajuste em base comparável, mostram os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, o vice-ministro das Finanças, Liao Min, atribuiu a diminuição da receita fiscal a uma base comparativa mais elevada no mesmo período do ano passado e aos incentivos na forma de redução de impostos e taxas do país para apoiar as empresas.

Os dados mostraram que o governo central arrecadou 2,07 trilhões de yuans (US$ 291,8 bilhões) em receita fiscal, queda anual de 4,8%, enquanto os governos locais arrecadaram 2,39 trilhões de yuans, inalterados em relação ao ano passado, de acordo com o ministério.

Desse total, a receita procedente de impostos ficou em 3,78 trilhões de yuans no período de janeiro a fevereiro, queda anual de 4%.

A despesa fiscal do país se expandiu 6,7% durante o período, respondendo por 15,3% do orçamento anual do país, disse Liao na coletiva de imprensa.

Mais gastos foram direcionados para setores como aumento do emprego, educação, serviços comunitários urbanos e rurais e agricultura, silvicultura, conservação de água e transporte, de acordo com Liao.

No relatório de trabalho do governo, o país prometeu continuar implementando uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente em 2024. Uma série de medidas para impulsionar o crescimento este ano também foram divulgadas, incluindo 3,9 trilhões de yuans de títulos especiais para governos locais e a emissão de títulos especiais ultralongos do tesouro.

Olhando para o futuro, Liao disse que o pacote de políticas não apenas consolidará e aumentará o ímpeto da recuperação econômica, mas também promoverá reformas estruturais do lado da oferta, inovação tecnológica e desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, que devem beneficiar o desenvolvimento econômico de médio e longo prazo do país.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!