Início » Putin com 88% dos votos com um quarto das mesas contadas

Putin com 88% dos votos com um quarto das mesas contadas

As primeiras sondagens à boca das urnas dão uma vitória com grande maioria a Vladimir Putin nas eleições presidenciais da Rússia. Com um quarto das urnas apuradas, Putin terá recebido 87,97% dos votos, segundo resultados preliminares avançados pela AFP.

Putin concorre nas presidenciais, que começaram na sexta-feira e terminam este domingo, ao seu quinto mandato como chefe de Estado da Rússia. A eleição deverá mantê-lo no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, devido a uma alteração constitucional feita em 2020.

Com estes resultados, Putin obtém a sua maior vitória eleitoral desde que chegou ao poder em 2000, apesar da guerra na Ucrânia e das sanções económicas do Ocidente. O segundo candidato mais votado foi o comunista Nikolai Kharitonov, com 4 por cento dos votos, seguido do representante do partido Novo Povo, Vladislav Davankov, com 3,86 por cento.

O último candidato é o ultranacionalista Leonid Slutski, com 3 por cento dos votos. A oposição ao Kremlin não pôde concorrer às eleições, uma vez que a comissão eleitoral não registou os seus candidatos por várias razões técnicas ou questões formais, devido ao seu apoio à paz na Ucrânia.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!