Início » Macron dobra aposta contra Putin e sugere tropas na Ucrânia

Macron dobra aposta contra Putin e sugere tropas na Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, dobrou a aposta contra o russo Vladimir Putin nesta quinta-feira (14) e disse, ao ser questionado se enviaria soldados seus para ajudar a Ucrânia, que "não haverá linhas vermelhas".

Macron também afirmou que Putin não irá parar se derrotar a Ucrânia e que a União Europeia “será desmoralizada” se isso acontecer. O francês havia causado furor no mês passado ao dizer que não descartava enviar tropas para ajudar Volodimir Zelenski contra a invasão iniciada pela Rússia há pouco mais de dois anos.

Em resposta, Putin admoestou Macron e lembrou que uma guerra nuclear entre as forças russas e as da Otan (aliança militar ocidental, da qual a França faz parte), seria inevitável neste caso. A lógica é reverter o artigo 5 da carta do clube liderado pelos Estados Unidos, segundo qual o ataque a um membro equivale a uma ação contra todos.

O presidente francês ficou sozinho em sua retórica belicista na Otan, que visa pressionar a vizinha e copatrocinadora do projeto europeu Alemanha a ser mais incisiva em seu apoio a Kiev. Berlim é o segundo maior doador militar dos ucranianos, atrás dos EUA, mas nesta mesma quinta o Parlamento recusou um pedido da oposição para o envio de mísseis de cruzeiro a Zelenski.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!