Faleceu Wu Zhiwei, empresário de Macau com diversas ligações empresariais em Portugal

O empresário de Macau, Wu Zhiwei, dono da Quinta da Marmeleira e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), faleceu recentemente, revelou a associação.

por Nelson Moura
Nelson Moura

O empresário de Macau, Wu Zhiwei, dono da Quinta da Marmeleira e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), faleceu recentemente, revelou a associação.

“É com choque e grande pesar que a CCILC informa do falecimento do Sr. Wu Zhiwei […] Nascido em Guangdong, o Sr. Wu foi um dinamizador exemplar das relações Portugal-China, um empresário visionário e, acima de tudo, um ser humano extraordinário,” anunciou a câmara de comércio.

O empresário de 57 anos era o CEO e fundador do Grupo Quinta da Marmeleira, que geria uma propriedade agrícola em Alenquer nos arredores de Lisboa dedicada principalmente à produção de vinho, adquirida em 2016. Segundo um comunicado da empresa, Wu morreu devido a falência cardiovascular súbita no dia 2 de janeiro.

“A família mantém o compromisso de dar continuidade ao legado do Senhor Wu, pautado pela excelência, inovação e dedicação à comunidade,” indica o comunicado.

O empresário havia sido nomeado em agosto do ano passado pela Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) como o seu primeiro delegado especial na China.

Wu estave envolvido em projetos imobiliários em Macau e no interior da China através do Modern City Development Group e detinha uma empresa de venda de pedras preciosas, Tin Min Jade.

O empresário ocupou também cargos como Deputado de Macau na Conferência Consultiva Política da Província de Anhu e presidente da Câmara de Comércio Macau-Anhui, e foi membro do colégio eleitoral para a escolha do Chefe do Executivo de Macau e membro da direcção da Associação de Promoção da Lei Básica de Macau.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!