Início » Bilionário da água é o homem mais rico da China

Bilionário da água é o homem mais rico da China

Multi-milionário Zhong Shanshan não conseguiu entrar na escola primária em tenra idade, mas alcançou sucesso na sua vida profissional.

É atualmente o homem mais rico da China e um dos mais ricos do mundo. Zhong Shanshan, fundador e presidente da Nongfu Spring, uma empresa de água engarrafada, e ainda da gigante farmacêutica chinesa Wantai, com uma fortuna avaliada em 58 mil milhões de euros, de acordo com a Forbes.

Zhong Shanshan nasceu em dezembro de 1954, em Hangzhou, na China. Abandonou a escola primária por conta da Revolução Cultural da China, sobretudo pelo facto dos seus pais terem sido perseguidos na altura. Perante isto, acabou por ter diversos empregos ao longo da sua carreira, sobretudo na área de construção civil. Acabou depois por conseguir entrar na Universidade de Rádio e TV de Zhejiang, tendo conseguido posteriormente um emprego como jornalista no Zhejiang Daily.

Mais tarde acaba por começar a trabalhar numa empresa de bebidas, a Wahaha, onde ganhou o gosto pela área.

A Wahaha tem sido um sucesso em todo o mundo

Oito anos após ter começado a trabalhar nesta empresa, em 1996, Zhong Shanshan acabou por fundar a sua própria empresa neste ramo, a Nongfu Spring. Na época, a ideia adotada por Zhong Shanshan de manter todos os minerais que a água já possuía auxiliou-o para que a marca crescesse, isto após o sucesso que obteve numa campanha de marketing.

Com o tempo e o crescimento da Nongfu Spring, esta tornou-se a maior fabricante de água engarrafada de todo território chinês, tendo também se tornado numa das maiores do segmento de bebidas do mundo, passando marcas gigantes como a própria Coca-Cola.

A completar o Top3 dos mais ricos da China surge Zhang Yiming, o patrão do TikTok, com uma fortuna avaliada em 37 mil milhões, e a finalizar o pódio Ma Huateng, um magnata, investidor, político e filantropo chinês e co-fundador e presidente do conselho da Tencent, uma das maiores companhias de Internet, comunicações, mídia e tecnologia da China, com 34 mil milhões em carteira. Diga-se que Ma Huateng já chegou a ser o homem mais rico da China.

Os Rankings Plataforma são atualizados anualmente pela nossa equipa de profissionais. Todos os meses lançamos um novo Ranking, procurando retratar aquilo que une e separa as geografias que abordamos, nomeadamente os Países de Língua Portuguesa e a China.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!