Pinto da Costa ainda é o mais rico de São Tomé e Príncipe

O ex-Presidente da República do país, Manuel Pinto da Costa, lidera a lista dos mais ricos em São Tomé e Príncipe.

por Gonçalo Lopes
mais rico de São Tomé e Príncipe

São várias as fontes que continuam a apontar Pinto da Costa como o homem mais rico de São Tomé e Príncipe, isto apesar do último ranking oficial datar já de 2018. Conotado como o homem com a maior fortuna, não são adiantados valores da fortuna do economista de profissão, que é uma figura proiminente da política são-tomense, tendo sido o primeiro Presidente da República da história do país enquanto nação independente, de 1975 a 1991. Voltou à cadeira do poder de 2011 a 2016.

Nascido há 83 anos em Água Grande, Pinto da Costa governou o país com mão de ferro. Estudou na antiga Alemanha Oriental e fala português e alemão fluentemente. Participou ativamente no processo de indepêndencia do país. Mesmo assim, a 31 de Janeiro de 1986, foi agraciado com o Grande-Colar da Ordem do Infante Dom Henrique, em Portugal.

Entretanto, aquele que era o segundo homem mais rico de São Tomé e Príncipe, segundo os meios de comunicação locais, faleceu o ano passado,  em 28 de maio.  Evaristo do Espírito Santo Carvalho, nascido em Santana, há 78 anos, foi Presidente da República do país, presidindo entre 2016 e 2021.

Antes da Presidência, tinha atuado como primeiro-ministro por duas ocasiões (7 de julho de 1994 a 25 de outubro de 1994 e de 26 de setembro de 2001 a 28 de março de 2002). Atualmente, a família gere a riqueza da antiga figura política são tomeense.

O terceiro homem mais rico de São Tomé e Príncipe é Patrice Trovoada, atualmente primeiro-ministro do país de língua portuguesa. Nascido há 58 anos em Libreville, capital do Gabão, é filho do antigo Presidente da República Miguel Trovoada. Diplomata de carreira, Patrice foi primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe por três ocasiões (de fevereiro a junho de 2008, de agosto de 2010 a dezembro de 2012 e de novembro de 2014 a dezembro de 2018).

Os Rankings Plataforma são atualizados anualmente pela nossa equipa de profissionais. Todos os meses lançamos um novo Ranking, procurando retratar aquilo que une e separa as geografias que abordamos, nomeadamente os Países de Língua Portuguesa e a China.

 

 

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!