Início Manchete Pinto da Costa é o mais rico de São Tomé e Príncipe

Pinto da Costa é o mais rico de São Tomé e Príncipe

Um ranking publicado pela Africa Trendy revela as pessoas mais ricas de São Tomé e Príncipe, onde o ex-Presidente da República do país, Manuel Pinto da Costa, lidera, sem que, no entanto, seja adiantado o valor da sua fortuna

Economista de profissão, Manuel Pinto da Costa é uma figura proiminente da política são-tomense tendo sido o primeiro Presidente da República da história do país enquanto nação independente, de 1975 a 1991. Voltou à cadeira do poder de 2011 a 2016.

Nascido há 83 anos em Água Grande, Pinto da Costa  governou o país com mão de ferro. Estudou na antiga Alemanha Oriental e fala português e alemão fluentemente. Participou ativamente no processo de indepêndencia do país. Mesmo assim, a 31 de Janeiro de 1986 foi agraciado com o Grande-Colar da Ordem do Infante Dom Henrique, em Portugal.

Manuel Pinto da Costa mantêm um relacionamento pessoal muito próximo com o antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que vem desde os tempos de juventude.

Na segunda posição surge Evaristo do Espírito Santo Carvalho. Nascido em Santana há 78 anos, o atual Presidente da República do país, eleito em 2016, foi anteriormente primeiro-ministro por duas ocasiões (7 de julho de 1994 a 25 de outubro de 1994 e de 26 de setembro de 2001 a 28 de março de 2002). É membro da Ação Democrática Independente (ADI).

Patrice Trovoada encerra o pódio. Nascido há 58 anos em Libreville, capital do Gabão, é filho do antigo Presidente da República Miguel Trovoada. Diplomata de carreira, Patrice foi primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe por três ocasiões (de fevereiro a junho de 2008, de agosto de 2010 a dezembro de 2012 e de novembro de 2014 a dezembro de 2018).

Filiado na ADI, Trovoada foi o primeiro chefe de governo do período democrático a encerrar um período governamental sem ser derrubado. Foi ainda Ministro dos Negócios Estrangeiros de setembro de 2001 a fevereiro de 2002 e assessor do ex-Presidente da República Fradique de Menezes.

Na quarta posição aparece o pai Miguel. Aos 83 anos, e arredado da política, foi Presidente do país de 1991 a 2001. Nascido na cidade de São Tomé, estudou em Angola e em Portugal. Em 1960, juntamente com Manuel Pinto da Costa, fundou o Comitê pela Libertação de São Tomé e Príncipe. Em 2008, tornou-se Secretário Executivo da Comissão do Golfo da Guiné.

Miguel Trovoada é um dos maiores nomes da história recente de São Tomé e Príncipe. Foi também primeiro-ministro de 1975 a 1979. Foi agraciado com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, em Portugal, a 12 de outubro de 1992.

No quinto lugar do ranking surge o atual primeiro-ministro do país, Jorge Bom Jesus. Linguista de formação, o político, também conhecido como JBJ, é membro do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) e líder da oposição a Patrice Trovoada, a quem seguiu no cargo de líder do governo do país em 2018.

Nascido em Água Grande há 58 anos, JBJ fez carreira como académico paralelamente ao seu papel interventivo enquanto político. Estudou em São Tomé e Príncipe, França e Portugal. Formou-se em literatura francesa e portuguesa, com mestrado em língua portuguesa e especialização em literatura africana pela Universidade de Toulouse, em França. Especializou-se em na Universidade do Porto e fez o douturamento em São Tomé e Príncipe.

Fradique de Menezes ocupa a sexta posição. Filho de um português e de uma mulher são-tomense, nasceu em 1942 na então colonial Água Telha. Foi Presidente da República do país de 2001 a 2011.

Empresário, Fradique de Menezes chegou ao poder com o Movimento Democrático das Forças da Mudança (MDFM) e passou por um episódio curioso quanto estadista. Em julho de 2003, durante uma visita oficial à Nigéria, o militar são-tomense Fernando Pereira tentou derrubá-lo com o golpe de Estado, mas Fradique de Menezes conseguiu o reaver o cargo dias depois, após acordo.

O sétimo lugar é ocupado pelo político Gabriel Costa. Nascido há 66 anos, foi primeiro-ministro do país em duas ocasiões: em 2002 e, depois, entre 2012 e 2014, representando a ADI, primeiro, e a União dos Democratas para a Cidadania e Desenvolvimento, depois.

Maria das Neves é a primeira mulher do top 10 dos mais ricos de São Tomé e Príncipe. Foi primeira-ministra do país de outubro de 2002 a setembro de 2004. Militante do MLSTP/PSD, nasceu há 62 anos.

Formou-se economista na Universidade de Havana, em Cuba, com especialização em finanças públicas. Em 2016 foi presidente da Organização das Mulheres de São Tomé e Príncipe, tendo sido também vice-presidente da Assembleia Nacional. Trabalhou ainda para o Banco Mundial e na UNICEF.

Maria das Neves é ainda membro do Conselho de Mulheres Líderes Mundiais, uma rede internacional de atuais e ex-presidentes e primeiras-ministras.

Na nona posição surge outra mulher. Elsa Teixeira Pinto foi Ministra da Justiça e da Defesa, e é atualmente a Ministra dos Negócios Estrangeiros do país.

Em 2013 era Procuradora-geral de São Tomé e Príncipe em 2013 e acabou exonerada por um decreto presidencial por ter emitido um cheque de 15 mil dólares sem cobertura devido a questões relacionadas com as eleições presidenciais de 2011.

O último lugar do ranking é ocupado por Joaquim Rafael Branco. O presidente do MLSTP/PSD, de 67 anos, foi primeiro-ministro do país entre 2008 e 2010. Serviu ainda o país como Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro das Obras Públicas.

Africa Trendy é uma empresa de média digital para rankings baseados em opiniões e com crowdsourcing em praticamente tudo.

Saiba também quam são os mais ricos em AngolaMoçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!