Ma Huateng é o mais rico da China - Plataforma Media

Ma Huateng é o mais rico da China

De acordo com a Forbes, destronou Jack Ma, tendo uma fortuna avaliada em 61,9 mil milhões de dólares norte-americanos

O homem mais rico da China, Ma Huateng (também conhecido como Pony Ma), preside a gigante chinesa da Internet Tencent Holdings, que está cotada entre as maiores empresas do país em valor de mercado. A aplicação WeChat, da Tencent, tem mais de mil milhões de utilizadores. Para além disso, em dezembro de 2018, o grupo registou a sua subsidiária de streaming de música, Tencent Music, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Ma ocupa agora o 18.º lugar no ranking dos mais ricos do mundo.

Logo depois, no 19.º lugar do ranking mundial, surge Zhong Shanshan, um empresário que não chegou a acabar a escola primária, desistindo durante a revolução cultural na China. Zhong já trabalhou na construção civil e também como jornalista, antes de fundar a Nongfu Springs em 1996. Hoje, através do crescimento e da aquisição de outras empresas, tornou-se a maior produtora de água engarrafada da China. A Nongfu Springs está entre as três maiores empresas do país no mercado do chá e do sumo. No entanto, apesar de ser a principal fonte de rendimento de Zhong, não é a única.  O “Lobo Solitário” – como é apelidado – é o maior acionista da Beijing Wantai Biological Pharmacy Enterprise, que fabrica kits de teste para Covid-19 e está agora na corrida para o fabrico de uma vacina contra a doença. A fortuna do segundo homem mais rico da China é de 56,3 mil milhões de dólares.

Jack Ma é, provavelmente, o mais conhecido desta lista. Nos últimos anos, o criador do AliBaba Group – uma das maiores plataformas de e-commerce no mundo – liderou a tabela dos mais ricos da China, mas este ano é diferente. De acordo com a Bloomberg, a volatilidade das ações de empresas como Huawei, TikTok e WeChat, devido às sanções americanas, afetou o valor de mercado da tecnologia chinesa. Como resultado, o setor de alimentos e produtos domésticos do país agora está a competir com a indústria de tecnologia entre aqueles com mais milionários. Atualmente, no 22.º lugar do ranking dos mais ricos do mundo e terceiro no seu país, Jack Ma tem uma fortuna no valor de 52,3 mil milhões de dólares.

Veja mais rankings dos mais ricos no PLATAFORMA:

Os mais ricos de Angola

Os mais ricos de Moçambique

Os mais ricos da Guiné-Bissau

Os mais ricos de Cabo Verde

Os mais ricos de São Tomé e Príncipe

Este artigo está disponível em: English 繁體中文

Artigos relacionados
ChinaLifestyle

Bilionário chinês Jack Ma reaparece após estar “desaparecido” quase três meses

ChinaLifestyle

Sumido há 2 meses, homem mais rico da China está escondido

ChinaEconomia

Reguladores chineses anunciam investigação antimonopólio ao grupo Alibaba

ChinaHong Kong

Recompensa de 10 milhões por criminosos que atacaram amigo de Jack Ma em Hong Kong

Assine nossa Newsletter