Filipe Nyusi é o mais rico em Moçambique - Plataforma Media

Filipe Nyusi é o mais rico em Moçambique

Um ranking publicado pela Africa Trendy dá a conhecer as cinco pessoas mais ricas de Moçambique, onde o atual Presidente da República Filipe Nyusi lidera destacado, sem que se saiba, contudo, qual o valor da sua fortuna

Nyusi, de etnia maconde, é o Presidente da República de Moçambique desde 2015, tendo sido reeleito o ano passado. De 2008 a 2014 foi o Ministro da Defesa do país. Pertence à Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).

No segundo lugar surge o anterior Chefe de Estado moçambicano (2005-2015). De acordo com o jornalista de investigação Marcelo Mosse, Armando Guebuza, que liderou este ranking diversos anos, ganhou a alcunha de “Mr. Gue-Business”. É accionista da cerveja Laurentina, a segunda maior cervejeira do país (a 2M é hoje a mais vendida). É igualmente um dos maiores acionistas do Banco Mercantil de Investimentos.

A fechar o pódio aparece Daviz Simango. Presidente do município da Beira desde 2003, é também presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), fundado por si em 2009. É filho de Uria Simango, primeiro vice-Presidente da  FRELIMO. Posteriormente, deixou de seguir as pisadas do pai e abandonou o partido, tendo aderido, em 1997, ao eterno rival Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).

Na quarta posição como um dos mais ricos de Moçambique surge Ossufo Momade. Político, é presidente da RENAMO desde a morte do carismático líder Afonso Dhlakama. Em 2019, assinou um pacto de não agressão com Filipe Nyusi na Gorongosa. Um segundo pacto foi assinado posteriormente, onde a RENAMO se comprometeu a manter a paz e a reconciliação nacional.

Por último, aparece Carlos Agostinho do Rosário. Membro da FRELIMO, é o primeiro-ministro do país desde 2015. Trabalhou sempre na Administração Pública moçambicana. Foi governador da província da Zambézia de 1987 a 1994. Também foi Ministro da Agricultura e Pescas até 1999.

Depois de servir como diplomata na Ásia, tendo sido Embaixador de Moçambique na Indonésia, Carlos Agostinho do Rosário, aceita o cargo de primeiro-ministro apontado por Nyusi.

Africa Trendy é uma empresa de média digital para rankings baseados em opiniões e com crowdsourcing em praticamente tudo.

Leia também quem são os mais ricos de Angola.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MoçambiqueSociedade

Moçambique inaugura hoje expansão da rede de água da região de Maputo

MacauPortugal

EPM lidera ranking de exames fora de território português

MoçambiquePolítica

Nyusi apela ao envolvimento da comunidade muçulmana na luta contra o terrorismo

MoçambiquePolítica

Presidente moçambicano lança hoje projeto de emergência em Pemba

Assine nossa Newsletter