José Eduardo dos Santos ainda é o mais rico em Angola - Plataforma Media

José Eduardo dos Santos ainda é o mais rico em Angola

Um ranking publicado pela Africa Trendy revela as cinco pessoas mais ricas de Angola, onde o ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos lidera destacado com uma fortuna avaliada em cerca de 20 mil milhões de dólares norte-americanos

O património líquido do antigo estadista foi arrecadado durante o tempo em que esteve no poder, entre 1979 e 2017, altura que foi substituído por João Lourenço na presidência do pais e, consequentemente, na liderança do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), fundado em 1956.

José Eduardo dos Santos, nascido em 28 de agosto de 1942 e engenheiro petroquímico de formação, é a pessoa mais influente e mais rica de Angola, e um dos mais poderosos homens de África.

Em segundo lugar do pódio, aparece a filha mais velha de José Eduardo dos Santos. Isabel dos Santos, considerada pela revista Forbes a mulher mais rica de África, tem uma fortuna avaliada em 3,4 mil milhões de dólares.

Envolta em várias polémicas nos últimos anos, Isabel dos Santos está a braços com diversos questionamentos sobre a sua fortuna, tendo inclusive, esta semana, a Procuradoria Geral da República angolana admitido a emissão de um mandado de captura contra a empresária. É considerada uma das 100 mulheres mais influentes no mundo, nomeada pela BBC.

A fechar o pódio surge Lopo do Nascimento. O antigo primeiro-ministro angolano (1975 a 1978), de etnia mbundu, chegou, mais tarde, a ser ministro da Administração Territorial, mas a sua passagem pelo Governo não correu como talvez esperaria e acabou substituído no cargo por Paulo Kassoma. Declarou publicamente ter abandonado a política em 2013.

A sua fortuna pessoal está avaliada em cerca de 750 milhões de dólares, mas sabe-se muito pouco sobre como é que uma das figuras mais importantes da história do MPLA conseguiu essa fortuna.

Os generais Higino Carneiro (com uma fortuna de 400 milhões) e Hélder Vieira Dias (com 350 milhões) são os milionários que se seguem na lista. Ambos foram homens de confiança de José Eduardo dos Santos durante vários anos.

Higino Carneiro é atualmente o governador da província de Luanda e “Kopelipa”, nome de guerra de Hélder Vieira Dias, é o diretor do Escritório Nacional de Reconstrução. Foi referido por diversas vezes como sendo “o membro mais alto e mais confiável” da equipa de conselheiros de José Eduardo dos Santos.

A economia de Angola é predominantemente impulsionada pelo petróleo, mas o governo atual já fez saber que pretende alterar essa situação, promovendo a diversidade económica com aposta na agricultura, turismo e noutros recursos naturais como a exploração de ouro ou de diamantes.

A Africa Trendy é uma empresa de média digital para rankings baseados em opiniões e com crowdsourcing em praticamente tudo.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
AngolaBrasil

Lula pede ajuda a Eduardo dos Santos para provar inocência

AngolaBrasil

José Eduardo dos Santos vai ser ouvido sobre contratos entre Odebrecht e BNDES

AngolaSociedade

Isabel dos Santos assinala os 78 anos do pai com "Angola no coração"

ChinaSociedade

Pandemia agravou o fosso entre muito ricos e muito pobres na China

Assine nossa Newsletter