Início » Bloco económico BRICS deve incluir mais cinco países em 2024

Bloco económico BRICS deve incluir mais cinco países em 2024

O grupo de economias emergentes BRICS (Brasíl, Rússia, Índia, China e África do Sul) devem convidar quinta-feira pelo menos cinco novos países para integrar o bloco no próximo ano na Rússia, avançou hoje em Joanesburgo fonte do Governo brasileiro.

A fonte governamental, que participa nas negociações na capital económica sul-africana, avançou que os líderes do bloco acordaram na cimeira que decorre até quinta-feira convidar Irão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Argentina, este último por insistência do Brasil.

O convite do bloco, cujo crescimento económico é impulsionado principalmente pela China e Índia, deverá ser feito na quinta-feira, acreditando-se que faça também parte da declaração final de encerramento da 15.ª Cimeira dos BRICS, na capital sul-africana.

De acordo com a mesma fonte, o processo de adesão dos novos membros decorrerá durante o próximo ano.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje por videoconferência que a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo dos BRICS será realizada em outubro de 2024, na cidade de Kazan, Rússia.

A chefe da diplomacia da África do Sul, Naledi Pandor, anunciou igualmente que o grupo de economias emergentes acordou a expansão do bloco e o formato para a adesão de novos membros, sem avançar detalhes.

Putin cancelou a sua deslocação à África do Sul por receio de ser detido na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra na Ucrânia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje por videoconferência que a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo dos BRICS será realizada em outubro de 2024, na cidade de Kazan, Rússia (Photo by GIANLUIGI GUERCIA / AFP)

Atualmente, os países BRICS representam mais de 42% da população mundial e 30% do território do planeta, além de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e 18% do comércio global, sendo os maiores parceiros comerciais de África, segundo o Governo sul-africano.

O volume de transações comerciais nos países BRICS ascendeu a 162 mil milhões de dólares (7,8 milhões de dólares) no ano passado, e o investimento estrangeiro nos países BRICS quadruplicou, anunciou o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

A primeira Cimeira dos BRIC ocorreu em Yekateringburg, na Rússia, em junho de 2009, onde os líderes eleitos dos quatro países declararam formalmente a adesão ao bloco económico dos BRIC. A África do Sul foi convidada a ingressar no bloco em dezembro de 2010, resultando no BRICS.

Plataforma com AFP

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!