Início » Apresentação de candidaturas para as autarquias em Moçambique termina hoje

Apresentação de candidaturas para as autarquias em Moçambique termina hoje

A apresentação das candidaturas para as eleições autárquicas de 11 de outubro em Moçambique termina hoje, dia em que a Comissão Nacional de Eleições espera receber listas de mais cinco proponentes a juntar às 12 já entregues.

“Todas as candidaturas, pelo menos as já recebidas, mostraram-se aptas em termos de documentos físicos. Mas existe ainda a fase de verificação, que vai até ao dia 16 de agosto e que vai avaliar a autenticidade e elegibilidade dos candidatos”, declarou à Lusa Paulo Cuinica, porta-voz da Comissão Nacional das Eleições (CNE).

Depois da fase de verificação, os técnicos vão entregar à plenária da CNE as candidaturas, entidade que deverá fazer a aprovação em definitivo, explicou Paulo Cuinica.

A campanha para as eleições autárquicas de 11 de outubro começa em 26 de setembro e termina em 08 de outubro, avançou.

Mais de 8,7 milhões de eleitores moçambicanos estão inscritos para votar nas sextas eleições autárquicas, abaixo da projeção inicial de 9,8 milhões de votantes, segundo dados da CNE.

Os eleitores moçambicanos vão escolher 65 novos autarcas, incluindo em 12 novas autarquias, que se juntam a 53 já existentes.

Nas eleições autárquicas de 2018, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) venceu em 44 das 53 autarquias e a oposição em apenas nove, casos da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), com oito, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com uma.