Início » Plataforma Nova

Plataforma Nova

*Guilherme Rego

Caros leitores. Como devem ter reparado no decurso desta última semana, o PLATAFORMA arrancou com um novo website. Virámos mais uma página do nosso capítulo de crescimento e de resiliência à pandemia. E, é uma promessa que a nossa equipa cumpre: ter cada vez mais força no mundo digital.

O mote é sempre o mesmo: melhorar a vossa experiência e a forma como veículamos a informação. Ao mesmo tempo, esta nova plataforma permite-nos ser mais flexíveis aos hábitos de leitura, em permanente evolução. É um website menos denso, mas igualmente rico em informação. O PLATAFORMA sempre foi um órgão de comunicação social focado na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China, mas nunca descurando o panorama internacional. Por isso, dado o espetro da nossa ação, é sempre um exercício difícil. A nova arquitetura do website permite-nos tratar a informação de forma diferente, munindo os nossos leitores de mais conteúdos originais do universo que engloba as nossas geografias – algo que recuperamos do período pré-pandemia. Compreendemos que a nossa plataforma não pode ser apenas agregadora dos contextos sino-lusófonos; serve também para a reflexão dos mesmos e para a construção de novos.

Naturalmente, continuamos fiéis à republicação dos conteúdos dos nossos parceiros media, sempre que a circunstância o exige. Mas aqui também temos novidades. Terminado o ciclo pandémico, o PLATAFORMA está a reaproximar-se dos parceiros, revendo a cooperação e optando em conjunto por um futuro que beneficie os nossos leitores e marcas. Também temos trazido novos parceiros para a plataforma. Tanto na China como na Lusofonia temos firmado novos acordos. Em Macau, o portal entre estes dois universos, iniciámos uma nova forma de colaboração com o Macau Daily News, que esperamos replicar. Também já estamos no sudeste asiático, região que já não se pode alienar do capítulo de diversificação económica da RAEM. Em conjunto com parceiros antigos e novos, vamos continuar a partilhar conteúdos, identidades, ideias, línguas, para cumprir o nosso papel na aproximação de culturas, num mundo que se vai dividindo por falta de compreensão e conhecimento das mesmas.

Em suma, é um projeto de extrema exigência para os nossos profissionais, perfeitamente adequada à exigência dos nossos leitores e parceiros. Não seria honesto da nossa parte afirmar que temos os recursos necessários para atingir todas as marcas a que nos propusemos até ao fim do ano, mas o PLATAFORMA nunca trabalhou em contextos favoráveis; e continuamos a crescer. Como tal, quero agradecer a quem fez parte do projeto e quem o apoiou durante estes nove anos. Apelo também aos nossos leitores que dêem o contributo possível para o reforço do nosso projeto, porque o retorno é diário, através do website trilingue (Português, Chinês e Inglês), e semanal, com o nosso jornal bilingue (Português e Chinês), distribuído em Macau mas mão de obra e compreender melhor o universo sino-lusófono e, em particular, Macau e a Grande Baía.

Por último, as vossas opiniões são vitais para o caminho que percorremos. Este serviço é para vocês. A perfeição é o objetivo inalcançável, mas estaremos sempre mais perto se nos ajudarem. Por favor encaminhem as vossas considerações para [email protected]. Serão contabilizadas para a otimização do serviço.

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!