Início » 1º de Maio: Mais autocarros nas ligações entre Macau e Hong Kong, reforço de carreiras junto às fronteiras

1º de Maio: Mais autocarros nas ligações entre Macau e Hong Kong, reforço de carreiras junto às fronteiras

TDM Rádio Macau

Os Governos de Hong Kong e Macau vão aumentar as quotas de trabalho extraordinário para as operadoras dos autocarros transfronteiriços entre Hong Kong e Macau.

A DSAT coordenou-se com as companhias de autocarros de ligação dos postos fronteiriços da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau por forma a aumentar o número de veículos em operação e as respectivas frequências de acordo com a situação do fluxo de passageiros, dando orientações às operadoras dos autocarros públicos para melhorar o ambiente de espera de autocarros junto dos postos fronteiriços, por forma a manter a ordem dos turistas nas filas.

Tal como nos anos anteriores,  vai ser alargado o espaço para filas de espera do terminal no lado leste da Praça das Portas do Cerco e implementado o condicionamento de circulação rodoviária. A partir de sábado,  29 de Abril e o dia 3 de Maio, das 9 horas às 16 horas, vai ser proibida a viragem à direita das viaturas com dupla matrícula de Guangdong e Macau das faixas de entrada do Posto Fronteiriço das Portas do Cerco em direcção à Praça das Portas do Cerco.

Em simultâneo, vai ser implmentada a medida de desvio na zona de tomada e largada de passageiros do Posto Fronteiriço da Parte de Macau do Posto Fronteiriço Hengqin para mais fácil escoamento dos turistas.

Relativamente ao Posto Fronteiriço de Macau da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, entre os dias 29 de Abril e 3 de Maio, a zona de tomada e largada de passageiros em torno do Edifício do Posto Fronteiriço vai ser ajustada para permitir o estacionamento dos autocarros públicos de reserva e a tomada e largada temporária de passageiros pelas viaturas das operadoras do jogo.

Por forma a descongestionar e desviar os turistas, durante o referido período serão preparados mais de 60 autocarros para a operação das carreiras n.os 101X e 102X, enquanto que as viaturas das operadoras de jogo irão prestar serviço de transporte directo.

A DSAT apela às concessionárias de jogo para prepararem veículos em número suficiente durante o mesmo período para responder ao crescimento súbito do número de visitantes nos postos fronteiriços.

No que diz respeito aos autocarros, as duas companhias de autocarros vão aumentar as respectivas frequências para responder à procura dos passageiros durante os feriados.

Para descongestionar e desviar os turistas, entre este sãbdo, 29 de Abril,  e 3 de Maio entrará em serviço a carreira de autocarro sazonal n.º 3BX e serão aumentadas as frequências de algumas carreiras especiais.

Além disso, o percursos de várias carreiras de autocarros que passem pela zona central da cidade vaõ ter paragens ajustadas e serão implementadas medidas provisórias de trânsito em várias estradas da zona, em articulação com a instalação das paragens provisórias.

Na Taipa, para responder ao aumento do fluxo de pessoas nas imediações da Rua do Cunha, vão também ser tomadas medidas provisórias de trânsito destinadas aos autocarros, nomeadamente, desde sábado até o dia 1 de Maio, as carreiras n.os 22, 30, 33, 34, depois de passarem pela Rotunda Ouvidor Arriaga, irão alterar os percursos e passar pela Avenida Olímpica para seguir pelos seus itinerários originais.

Quanto aos postos fronteiriços terrestres e às vias movimentadas da zona central, a DSAT e o CPSP vão coordenar com as duas companhias de autocarros, as operadoras de jogo e as empresas gestoras um ajustamentos às frequências e locais de paragem dos autocarros ou a implementação das restrições temporárias de circulação.

Além disso, a DSAT coordenou com as duas operadoras de autocarros a preparação de reboques no terminal do Bairro da Ilha Verde, na Torre de Macau e na zona de estacionamento de autocarros de Pac On, fazer face às situações imprevistas.

Entre 29 de Abril e 3 de Maio, a DSAT vai destacares auxiliares de trânsito para as zonas turísticas e aos grandes pontos de correspondência de autocarros para prestar auxílio aos peões e condutores.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!