Início » Macau na Praça do Comércio até 22 de abril

Macau na Praça do Comércio até 22 de abril

As portas deste pré-lançamento abriram durante a tarde e foram muitas as centenas de pessoas que por lá passaram e ficaram a saber das principais atrações desta região administrativa especial chinesa. O dia de sol foi também ele convidativo a um passeio por Lisboa e a Praça do Comércio, como é norma, encheu. A exposição, essa, acabou por surpreender quem escolheu aquele local para passear.

“Não sabíamos da iniciativa, nem conhecíamos bem Macau”, disse João Paulo Cruz, de 52 anos, do Cartaxo, que no dia 15 esteve por Lisboa com a família, dois filhos e a namorada. “Macau sempre teve uma ligação especial a Portugal e este tipo de iniciativas é bom, porque ficamos a conhecer melhor este local. Fiquei muito interessado, quero vir conhecer a exposição, que servirá para nos contar um pouco da História da Região e mostrar-nos os locais que podemos visitar, pelo que percebi. Se fiquei interessado? Bastante, não é um destino comum, mas agora fiquei com muita curiosidade de conhecer”, salientou.

O primeiro objetivo da exposição estava assim conquistado. Nas primeiras horas do evento, as pessoas ficaram cativadas. “Várias centenas de pessoas passaram por aqui durante a tarde. É uma iniciativa de louvar e que acrescenta, sobretudo. É bom que os portugueses, e muitos estrangeiros que passaram diariamente por Lisboa, fiquem a conhecer melhor Macau”, disse Laurentina Dias, do Turismo de Lisboa.

Se durante a tarde as muitas centenas de pessoas foram seduzidas por tudo aquilo que puderam ver nos expositores sobre Macau, o espetáculo de Vídeo Mapping da DST deixou outras tantas de boca aberta. O tempo também convidava e muitas centenas de pessoas pararam à noite na Praça do Comércio, mesmo no centro do local, para ver um espetáculo de luzes e de som que não deixou ninguém indiferente.

Foram 12 minutos de ‘cabeça no ar’, com imagens projetadas por todos os edifícios da Praça do Comércio, algo que se repete até 22 de abril, quatro vezes por noite. O conceito de design do “Iluminar Macau: Espectáculo de Vídeo Mapping do Turismo de Macau” divide-se em quatro capítulos, com o objetivo de mostrar a Lisboa os elementos de “Encontro das culturas chinesa e portuguesa”, “Património e Gastronomia”, “Aprofundamento da integração intersectorial do ‘Turismo+’”, “Implementação da estratégia «1+4» para o desenvolvimento da diversificação adequada”, convidando o público a participar numa experiência de projeção de luz deslumbrante.

“Conhecer assim um local que não nos é familiar torna tudo mais apelativo. Foi muito bonito, fiquei a conhecer algo que não conhecia, Macau. Parece-me um destino com muito potencial e fiquei surpreendido, terei muito gosto em conhecer e pretendo fazê-lo”, disse Marta Conceição, uma das muitas pessoas que passou pela Praça do Comércio e que prometem voltar nos próximos dias.

Os interessados terão ainda mais duas noites para ver nas fachadas da Praça do Comércio muitas histórias de Macau e o que a cidade tem para oferecer. De salientar que esta é a primeira promoção turística de Macau na Europa desde o início da pandemia de Covid-19.

Contentores transformados em expositores

A Praça do Comércio tem assim várias zonas de exposição e instalações temáticas para mostrar a imagem de Macau. A oferta turística está exposta em contentores remodelados, com efeitos de luz de várias cores “para mostrar a atmosfera vibrante de Macau”.

Os expositores são a DST, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), o Instituto Cultural (ICM) e as seis grandes empresas de turismo e lazer de Macau.

A mostra divide-se entre o “Expositor do Turismo de Macau”, “MACAU Multicultural!”, “Expositor do Comércio, Investimento e MICE de Macau” e “Expositores do Turismo de Macau – Seis Empresas Integradas de Turismo e Lazer”.

Concebidos em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), os eventos foram oficialmente inaugurados no dia 19 de abril, às 13h30, na Praça do Comércio.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!