Início » Motivações da rotatividade laboral da geração Z na hotelaria

Motivações da rotatividade laboral da geração Z na hotelaria

Winnie, Sin Weng In*, Lawrence Hoc Nang Fong**Winnie, Sin Weng In*, Lawrence Hoc Nang Fong**

O caminho da recuperação em Macau começou com a reabertura das fronteiras a turistas estrangeiros no início do ano. A Covid-19 teve um impacto significativo na indústria do turismo e hotelaria, no entanto, com maior vacinação e alteração das políticas de prevenção, os setores do turismo e da hotelaria estão a recuperar gradualmente.

Os funcionários e empregados de hotelaria desempenham um papel significativo na recuperação do turismo, no entanto, a retenção de funcionários e a alta rotatividade em posições desta categoria são um dos principais problemas enfrentados pela indústria hoteleira, e que afeta diretamente as suas operações.

Estudos apontam que a maior parte da rotatividade de funcionários ocorre nos estágios iniciais do vínculo laboral, principalmente durante o período experimental. À medida que a Geração Z entra no mercado de trabalho, vão acabar por se tornar eventualmente a principal força de trabalho da indústria hoteleira.

O termo Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 a 2010.

Entender as perspetivas dos trabalhadores de hospitalidade desta geração em relação à rotatividade durante o estágio de emprego é uma consideração crucial para a gerência.

Este estudo teve como propósito explorar os fatores que influenciam a rotatividade de funcionários da Geração Z recém-contratados, e explorar estratégias eficazes de retenção laboral do ponto de vista do funcionário, a fim de melhorar a compreensão dos gerentes de hotel sobre esta geração e minimizar a sua rotatividade.

O estudo recolheu um total de 12 indivíduos que cumpriram os critérios necessários para participar no estudo e foram convidados a ser entrevistados.

Com base nas entrevistas, surgiram 11 razões que explicam a rotatividade de funcionários da Geração Z, tais como o horário de trabalho, incapacidade de se relacionar com os colegas, diferença de expectativas, baixos salários, natureza do trabalho, cultura da empresa, stress no trabalho, condições de saúde, formação laboral, confusão na gestão e incerteza nas perspetivas de carreira.

Descobriu-se que estes fatores incentivam rotatividade, e foram identificadas estratégias que ajudam à retenção de trabalhadores, incluindo melhor remuneração, melhor horário de trabalho e cumprimento dos compromissos inerentes ao cargo.

Este estudo forneceu também informações importantes sobre possíveis medidas para minimizar ou impedir que novos funcionários mudem de emprego durante o período experimental.

Em primeiro lugar, durante as fases de recrutamento e pré-contratação, o potencial empregador deve explicar claramente fatores como o horário de trabalho, a carga horária e as responsabilidades da posição, para que os candidatos possam definir expectativas e estar cientes da natureza e detalhes do trabalho.

Durante o período probatório, sugere-se que os responsáveis reforcem a comunicação com os empregados para melhor entender as suas opiniões e preocupações.

Ao mesmo tempo, recomenda-se que os responsáveis providenciem orientação aos novos funcionários, permitindo que estes recebam formação e tarefas adequadas ao seu nível. Desta maneira os novos funcionários conseguirão adaptar-se melhor à nova empresa, ao novo ambiente de trabalho e aos seus novos colegas.

Olhando para o caso de Macau em particular, no que toca à retenção de novos funcionários da Geração Z, os gerentes de hotéis podem recorrer às estratégias de retenção exploradas neste estudo, principalmente quando confrontados com uma situação em que um funcionário pediu para sair.

Por exemplo, no caso de funcionários da Geração Z se demitirem devido a motivos relacionados ao horário de trabalho, o gerente pode considerar fornecer a lista de turnos com bastante antecedência para que estes possam organizar a sua rotina diária com maior antecedência.

Se os funcionários decidirem demitir-se devido a expetativas não cumpridas, o gerente pode, por exemplo, considerar reduzir a carga de trabalho atual do funcionário de maneira a dar-lhe tempo para se ajustar ao novo ambiente de trabalho.

Opinião escrita no âmbito do evento 4th Mastering Cotai, patrocinado pela Sands e organizada pela Faculdade de Gestão de Empresas da Universidade de Macau a 9 de
novembro.

*Aluna, MSc
** Professor Orientador

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!