Início » Moscovo ameaça com guerra mundial

Moscovo ameaça com guerra mundial

A pretensa anexação de mais quatro regiões da Ucrânia pela Rússia recebeu uma mensagem clara de condenação aos olhos do mundo. Na Assembleia Geral das Nações Unidas, ao lado de Moscovo só votaram quatro países. Já na quinta-feira, a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, órgão que reúne representantes de 46 países, declarou a Rússia um “estado terrorista”. Perante mais estes sinais de isolamento do regime de Vladimir Putin – embora o próprio tenha mantido um dia repleto de encontros com outros líderes no Cazaquistão -, um alto funcionário ameaçou disseminar o conflito para a escala global.

Para o secretário adjunto do Conselho de Segurança da Federação Russa, Alexander Venediktov, a adesão da Ucrânia na NATO é o caminho para um conflito que arrastará o mundo inteiro. “Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para uma Terceira Guerra Mundial”, disse Venediktov à agência TASS. Venediktov também reiterou a noção russa de que, ao ajudar a Ucrânia, o Ocidente “é uma parte direta no conflito”.

À ameaça russa, o Ocidente respondeu com palavras e atos. Na reunião de ministros da Defesa da NATO, ao pedido de ajuda do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para proteger os céus do seu país, foi anunciado que a Espanha irá enviar quatro lançadores de mísseis Hawk e uma bateria de mísseis antiaéreos Aspide e o secretário-geral Jens Stoltenberg prometeu o envio para Kiev de equipamentos antidrone na ordem das centenas. Ao mesmo tempo, 15 países europeus (Portugal excluído) associaram-se a um projeto para a compra conjunta de sistemas de defesa antiaérea. Quanto às palavras, o chefe da diplomacia da UE foi contundente e o presidente francês foi controverso. Josep Borrell advertiu que o uso de armas nucleares por Moscovo levaria em resposta à “aniquilação do exército russo”.

Leia mais em Diário de Notícias