Início » Ucranianos sonham com viragem decisiva aos 200 dias de invasão

Ucranianos sonham com viragem decisiva aos 200 dias de invasão

Derrotadas, as tropas russas abandonaram a região de Kharkiv, no entanto, segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, deixaram uma última marca da ocupação, ao atacarem as infraestruturas, tendo deixado o nordeste do país e parte de Donetsk num apagão. Ainda assim, o momento é de otimismo e, em Kiev, acredita-se que o momento de viragem seja definitivo.

Na tarde de domingo, o comando militar da região contava mais de 40 povoações libertadas, enquanto nas redes sociais se dava conta de mais ainda, como por exemplo a norte da cidade de Kharkiv, Kudiivka, na fronteira com a Rússia. “A libertação dos povoamentos nos distritos de Kupiansk e Izium da região de Kharkiv está em curso”, disseram os militares ucranianos. Estas duas cidades são os principais centros de abastecimento e logística de que a Rússia dependia por via férrea para reabastecer as posições na linha da frente no leste.

Leia ainda: PR considera que guerra na Ucrânia dá “significado especial” ao 11 de setembro

Na retirada, que Moscovo dissera ser planeada, caixas de munições e material militar foram abandonados pelas forças invasoras. Com o ataque à maior central elétrica na região, o conselheiro do presidente Zelensky Mikhailo Podolyak classificou a ação russa de “manifestação de terrorismo” e “”resposta” cobarde pela fuga do seu próprio exército no campo de batalha”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!