Início » António Costa satisfeito com progressos no processo de paz em Moçambique

António Costa satisfeito com progressos no processo de paz em Moçambique

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou hoje em Maputo satisfação com o processo de paz que está a ser implementado pelo Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.

“Manifestar a minha congratulação pela evolução muito positiva que se registou desde a nossa anterior cimeira em 2019, no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração” do braço armado da Renamo, afirmou Costa.

O governante português fez a avaliação, numa declaração à comunicação social, no final de um encontro de cortesia com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias. António Costa assinalou que os progressos na estabilização da situação política e militar no país africano “selam a paz interna”.

Leia também: António Costa chegou a Moçambique para visita oficial de dois dias

Costa destacou a importância do parlamento moçambicano no aprofundamento do processo de paz, democracia e das relações de cooperação com Portugal.

António Costa satisfeito com progressos no processo de paz em Moçambique

“Nos Estados democráticos, as relações não são só entre governos, são também entre parlamentos”, enfatizou.

Por seu turno, a presidente da Assembleia da República de Moçambique agradeceu a Portugal pelo apoio que tem prestado em vários domínios, realçando a ajuda no combate aos grupos armados que protagonizam ataques na província de Cabo Delgado, região norte, e na assistência humanitária às vítimas das calamidades naturais.

Leia também: António Costa encolheu governo de Portugal

“Portugal tem estado com Moçambique nos momentos mais difíceis, como no combate ao terrorismo e desastres naturais”, frisou Esperança Bias. Bias reconheceu também a ajuda de Portugal no combate à pandemia de covid-19, realçando o caráter excecional do apoio num contexto em que o país europeu também foi severamente assolado pela emergência sanitária.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!