Início » Apreensões de cocaína em Portugal em 2022 já bateram recorde dos últimos 15 anos

Apreensões de cocaína em Portugal em 2022 já bateram recorde dos últimos 15 anos

As mais de 14 toneladas de cocaína – a valer, ao preço médio de mercado, cerca de 700 milhões de euros – que a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu até esta semana, o recorde da década, não provocam euforia a Artur Vaz, o homem que entrou pela primeira vez há 27 anos na Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) e é há cinco o seu dirigente máximo.

Comedido nas palavras e de absoluta reserva quanto ao conteúdo das investigações que levaram a esta conquista, encolhe os ombros: “para nós o mais importante é desmantelar as redes e prender os traficantes”, desabafa.

Leia ainda: Polícia desarticula grupo criminoso que enviava drogas do Brasil para a Europa

Artur Vaz também leu o mais recente relatório da “Insightcrime”, um dos mais prestigiados think thank internacionais sobre criminalidade, segundo o qual as apreensões de cocaína correspondem apenas a entre “10 a 20%” do total que circula, principalmente em direção à Europa.

A “gota de água” que representa este recorde – que no entanto ainda não superou as 36 toneladas apreendidas no ano de 2006 – não desanima, no entanto, a UNCTE.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!