Início » Rússia condena Brittney Griner a nove anos de prisão por tráfico de droga

Rússia condena Brittney Griner a nove anos de prisão por tráfico de droga

“O tribunal considerou a acusada culpada de tráfico e posse de uma quantidade significativa de narcóticos”, sentenciou a juíza Anna Sotnikova, no triubunal da cidade de Khimki, nos arredores de Moscovo, condenando Griner, de 31 anos, a nove anos de prisão e ao pagamento de uma multa de um milhão de rublos (cerca de 16 500 euros).

Griner, que representa alternadamente a equipa norte-americana Phoenix Mercury e a russa Ecaterimburgo, conforme o calendário dos campeonatos, foi detida a 17 de fevereiro, num aeroporto em Moscovo, após terem sido detetados óleos canabinoides, vaporizadores e outros produtos na sua bagagem, segundo as autoridades locais.

A prisão de Griner ocorreu numa altura em que se agravaram as relações entre Washington e Moscovo por causa da nova invasão da Ucrânia por parte da Rússia, a 24 de fevereiro.

Em tribunal, a atleta admitiu ter “cometido um erro” e deixou um pedido: “Não acabem com a minha vida”. “Cometi um erro de forma inocente, sem qualquer má intenção. Espero que esta sentença não acabe com a minha vida”, afirmou a basquetebolista, contudo, a justiça russa teve outra interpretação do caso e condenou Griner.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!