Início Destaques Preço da eletricidade vai voltar a subir na Europa

Preço da eletricidade vai voltar a subir na Europa

Num relatório publicado esta quarta-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE) analisa as primeiras consequências da guerra na Ucrânia para a Europa devido à forte dependência energética da Rússia, que forneceu, em 2020, quase 30% do gás consumido na Europa, além de mais de 20% do petróleo e 12% do carvão.

Atendendo a um índice de base de 100 pontos, no início de 2016, os preços em França e na Alemanha são já 10 vezes superiores (1000 pontos).

A escalada vai acelerar no inverno, precisamente quando há receios de problemas de abastecimento ou de uma nova subida dos preços do gás, se se confirmar que a Rússia irá fechar as “torneiras” à Europa.

Os autores do estudo preveem que os preços em França tripliquem até ao final do ano (para 3000 pontos), enquanto na Alemanha possam quase duplicar para cerca de 1.750 pontos.

Para o ano 2023, as previsões apontam para uma queda em ambos os países, na primeira parte do ano, voltando a encarecer no segundo semestre e terminando com cerca de 1500 pontos, ou seja, 15 vezes o preço que tinham no início de 2016.

Já no que diz respeito ao Reino Unido, o relatório prevê que passará dos atuais 500 para cerca de 1250, no quarto trimestre, antes de descerem abaixo do limiar dos 750, no segundo semestre do próximo ano.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!