Finlândia e Suécia dão mais um passo para entrar na NATO

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg considerou, esta terça-feira, que a assinatura dos protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica se trata de um momento “histórico”, que significará “uma aliança ainda mais forte”.
“Este é um momento histórico para a Finlândia, para a Suécia e para a NATO”, considerou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, lembrando que o passo formal “marca o início do processo de ratificação” nos 30 parlamentos nacionais dos atuais membros.
“A porta da NATO continua aberta para as democracias europeias que estiverem prontas e tiverem a vontade de contribuir para a nossa segurança comum”, afirmou.
Numa breve declaração, no arranque da cerimónia, a ministra sueca dos Negócios Estrangeiros, Ann Linde, expressou gratidão pelo apoio demonstrado pelos aliados desde que os dois países manifestaram a vontade de aderir à NATO, reiterando o “compromisso” do “futuro membro” para reforçar as capacidades militares da Aliança Atlântica.
Leia mais em TSF