Finlândia e Suécia dão mais um passo para entrar na NATO - Plataforma Media

Finlândia e Suécia dão mais um passo para entrar na NATO

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg considerou, esta terça-feira, que a assinatura dos protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica se trata de um momento “histórico”, que significará “uma aliança ainda mais forte”.

“Este é um momento histórico para a Finlândia, para a Suécia e para a NATO”, considerou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, lembrando que o passo formal “marca o início do processo de ratificação” nos 30 parlamentos nacionais dos atuais membros.

“A porta da NATO continua aberta para as democracias europeias que estiverem prontas e tiverem a vontade de contribuir para a nossa segurança comum”, afirmou.

Numa breve declaração, no arranque da cerimónia, a ministra sueca dos Negócios Estrangeiros, Ann Linde, expressou gratidão pelo apoio demonstrado pelos aliados desde que os dois países manifestaram a vontade de aderir à NATO, reiterando o “compromisso” do “futuro membro” para reforçar as capacidades militares da Aliança Atlântica.

Leia mais em TSF

Related posts
MundoPolítica

Putin acusa NATO de estar presa à Guerra Fria e mantém objetivos militares na Ucrânia

MundoPolítica

NATO: EUA garantem não ter oferecido concessões à Turquia para levantar veto

MundoPolítica

Ucranianos contêm ataques russos no leste e NATO diz temer guerra de 'anos'

Política

"Adesão da Suécia e Finlândia pode passar por solução híbrida"

Assine nossa Newsletter