Coreia do Norte sugere que vírus da Covid-19 chegou em balões - Plataforma Media

Coreia do Norte sugere que vírus da Covid-19 chegou em balões

Os “media” estatais norte-coreanos noticiaram que o centro de prevenção de epidemias da Coreia do Norte tinha encontrado focos de infeção na cidade de Ipho, perto da fronteira sudeste com a Coreia do Sul e que alguns residentes com sintomas de febre viajaram para Pyongyang.

O centro afirmou que um soldado, de 18 anos, e uma criança, de cinco, tiveram contacto com “objetos estranhos” na cidade, no início de abril, e mais tarde obtiveram resultado positivo em testes para a variante ómicron.

No que chamou “uma instrução de emergência”, o centro de prevenção de epidemias ordenou aos funcionários que “lidassem vigilantemente com objetos estranhos trazidos pelo vento e outros fenómenos climáticos e balões” ao longo da fronteira intercoreana e seguissem a proveniência.

Salientou também que qualquer pessoa que encontre “objetos estranhos” deve notificar imediatamente as autoridades para que estes possam ser removidos.

As campanhas de balões foram em grande parte interrompidas, depois do anterior Governo da Coreia do Sul ter aprovado uma lei que as criminalizava, e não houve ações públicas desse género no início de abril.

Um ativista, que está a ser julgado por atividades passadas, lançou balões com folhetos de propaganda através da fronteira no final de abril. E enviou outros duas vezes em junho, mas trocando a carga habitual de panfletos por artigos ligados à covid-19, tais como máscaras e analgésicos.

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Política

Kim Jong-Un declara vitória na luta contra a crise sanitária da covid-19

Política

Kim Jong-un expressa "total apoio" a Putin no Dia da Rússia

Política

Kim Jong Un felicita Elizabeth II por jubileu de platina

Sociedade

Os hackers que roubam para o líder da Coreia do Norte

Assine nossa Newsletter