Início » Berlim ativa “nível de alerta” do plano para assegurar gás

Berlim ativa “nível de alerta” do plano para assegurar gás

A Alemanha ativou hoje o “nível de alerta” do plano para assegurar o fornecimento de gás que aproxima o país das medidas de racionamento, na sequência de uma queda de 60% nas entregas de Moscovo através do gasoduto Nord Stream.

“Encontramo-nos numa crise de gás. O gás é agora um recurso escasso”, disse o ministro da Economia, Robert Habeck, numa conferência de imprensa.

O Governo poderá “apoiar” os intervenientes no mercado para fazer face aos preços elevados.

Esta é a segunda fase do plano de abastecimento de gás alemão, que foi ativado em março, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A terceira e última fase deste plano, baseada num modelo da União Europeia (UE), o “nível de emergência”, permitiria ao Estado organizar o racionamento a fim de distribuir os volumes entre os particulares, as administrações e a indústria.

A decisão segue-se à queda de 60%, desde a semana passada, do fornecimento de gás via Nord Stream à Alemanha pelo grupo russo Gazprom, que reivindica um problema técnico.

Mas para o Governo alemão, é uma “decisão política”, destinada a influenciar o ‘braço de ferro’ entre Moscovo e os países ocidentais sobre a guerra na Ucrânia.

Esta decisão teve um forte impacto em vários países europeus, em particular na Alemanha, Itália e França.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!