Início » Porto cede coração de D. Pedro I ao Brasil

Porto cede coração de D. Pedro I ao Brasil

O Porto vai ceder, temporariamente, o coração do rei D. Pedro I (IV de Portugal) ao Brasil, por ocasião das celebrações do bicentenário da independência do país. Foi o próprio presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que anunciou ontem a decisão, adiantando que a avaliação científica que foi feita à relíquia, apesar de não estar ainda terminada, já permitiu concluir que é possível “fazer a viagem” para o Brasil sem risco de danos.

“O relatório da perícia ainda não está totalmente concluído, mas já nos foi assegurado que o coração de D. Pedro IV poderá ser trasladado temporariamente para o Brasil, mediante a exigência de um transporte em ambiente pressurizado”, anunciou Rui Moreira, em conferência de imprensa. O autarca portuense revelou que a peritagem ao coração de D. Pedro – uma relíquia com 187 anos – “foi feita a 31 de maio, durante mais de cinco horas, por cinco peritos das áreas da Anatomia, Medicina Legal, Genética e da Biologia Forense”, juntando ainda especialistas, docentes e investigadores de duas escolas de medicina do Porto (Faculdade de Medicina do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar). A decisão de avançar com a peritagem, acrescentou Rui Moreira, foi tomada depois de contactados o Presidente da República e o Reitor da Universidade do Porto.

A decisão de Rui Moreira “será ainda validada pelo executivo municipal” da cidade e o autarca garante que se ocupará pessoalmente deste processo: “Serei eu mesmo a garantir e a acompanhar o transporte deste importante tesouro da cidade, irei assegurar que o vaso onde se encontra o coração do Imperador do Brasil seja devidamente selado, bem como um conjunto de garantias legais que terão de ser apresentadas ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pois será exigido um compromisso entre os dois países irmãos”. Neste ponto, Moreira disse ter já garantias de que o transporte será assegurado pela Força Aérea Brasileira.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!