"Não invadimos a Ucrânia e não temos vergonha de mostrar quem somos", diz a Rússia - Plataforma Media

“Não invadimos a Ucrânia e não temos vergonha de mostrar quem somos”, diz a Rússia

Numa entrevista concedida à BBC, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, manteve a posição oficial do Kremlin, garantindo que “a Rússia não invadiu a Ucrânia”. “Declarámos uma operação militar especial porque não tínhamos outra forma de explicar ao Ocidente que arrastar a Ucrânia para a NATO era um ato criminoso”, afirmou.

Questionado em relação a um relatório oficial da ONU sobre os alegados crimes de guerra das tropas de Moscovo contra civis, o governante referiu que “é uma pena” que os diplomatas internacionais, “incluindo o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, o secretário-geral da ONU e outros representantes” estejam “a ser pressionados pelo Ocidente”. Além disso garantiu que estes diplomatas estão a ser usados na divulgação de notícias falsas espalhadas pelo mundo ocidental.

Lavrov reconheceu ainda que a Rússia “não está completamente limpa”. “A Rússia é o que é. E não temos vergonha de mostrar quem somos”, garantiu.

Em relação às relações de Moscovo com o Reino Unido, o governante considerou não haver “espaço de manobra” já que “tanto Boris Johnson [primeiro-ministro] como Liz Truss [ministra dos Negócios Estrangeiros] dizem abertamente que é preciso derrotar a Rússia, fazê-la ajoelhar-se”. “Força, façam isso então”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Notícias

Related posts
Política

Rússia vai colocar armas nucleares na Bielorrússia apesar das críticas

Política

Rússia acusa NATO de participar diretamente do conflito na Ucrânia

ChinaPolítica

Putin nega uma aliança militar com a China na guerra da Ucrânia

Política

Grupo de mercenários Wagner distancia-se da Ucrânia

Assine nossa Newsletter