O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou esta quarta-feira a sua “gratidão” aos Estados Unidos pelo novo pacote de ajuda militar de cerca de 962 milhões de euros, “particularmente importante” para ajudar a resistir à invasão russa no Donbass.
“Quero expressar a minha gratidão por este apoio. É particularmente importante para a nossa defesa no Donbass”, região do leste da Ucrânia e atual epicentro do conflito com a Rússia, destacou o chefe de Estado ucraniano na sua mensagem de vídeo noturna diária dirigida à nação.
Segundo um comunicado da Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos comunicou esta quarta-feira ao seu homólogo ucraniano que o seu país dará mais mil milhões de dólares (cerca de 962 milhões de euros).
O novo pacote de ajuda incluirá artilharia, sistemas de defesa costeira e ‘rockets’, para apoiar os ucranianos “nas suas operações defensivas” no Donbass.
Além da ajuda militar, Biden anunciou que os Estados Unidos darão à Ucrânia mais 225 milhões de dólares (cerca de 220 milhões de euros) em assistência humanitária, nomeadamente para água potável, suprimentos médicos, comida e abrigos.
Leia mais em Diário de Notícias