Início » Kim Jong-un anuncia reorganização militar

Kim Jong-un anuncia reorganização militar

A Coreia do Norte promoveu seis oficiais ao posto de general, incluindo o ex-ministro da Defesa Kim Jong-gwan, avançou esta quinta-feira a agência estatal KCNA, na véspera do 110.º aniversário do fundador do país, Kim Il-sung.

As nomeações foram confirmadas pelo líder Kim Jong-un, no âmbito de uma reorganização militar na qual também outros oficiais foram promovidos aos postos de tenente-general e major-general.

Num comunicado, Kim disse ter a “firme crença de que todos os comandantes, o núcleo duro das forças armadas da RPDC [República Popular Democrática da Coreia], cumprirão plenamente os seus deveres na luta honrosa para converter as forças armadas revolucionárias em forças de elite”.

Kim atualmente detém o posto de marechal, o segundo título mais elevado do exército da Coreia do Norte. Apenas o avô e o pai do líder norte-coreano, Kim Il-sung e Kim Jong-il, respetivamente, ocuparam o posto mais elevado, marechal general.

A capital da Coreia do Norte, Pyongyang, vive um clima festivo, não só devido ao aniversário de Kim Il-sung na sexta-feira, uma das comemorações mais importantes do país, que costuma ser marcada por um grande desfile militar, mas também pela celebração da ascensão do atual líder ao poder.

Depois da morte do pai, em 17 de dezembro de 2011, este foi imediatamente descrito como um “grande sucessor” pela propaganda estatal e em 30 de dezembro do mesmo ano foi nomeado comandante supremo do exército, tornando-se efetivamente o novo líder.

No entanto, o regime considera que Kim Jong-un chegou formalmente à liderança do país em 11 de abril de 2012, quando foi nomeado primeiro secretário do Partido dos Trabalhadores da Coreia e membro do órgão executivo que lidera o país.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!