Início » Bivar é pré-candidato à Presidência pela União Brasil

Bivar é pré-candidato à Presidência pela União Brasil

União Brasil oficializou a pré-candidatura à Presidência da República de Luciano Bivar, em um movimento que praticamente sepulta as pretensões do ex-juiz Sergio Moro de disputar o cargo.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (14) após reunião virtual que teve a participação das principais lideranças da legenda.

“A Comissão Executiva Nacional Instituidora do União Brasil aprovou na manhã desta quinta-feira, 14 de abril, por unanimidade, a indicação do presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar, como pré-candidato à presidência da República”, divulgou o partido em nota assinada por toda a sua cúpula.

A direção do partido reafirmou no documento que vai continuar se reunindo com os “demais partidos que compartilham os mesmos ideais e projetos em busca de um nome de consenso”. A União Brasil negocia com MDB, PSDB e Cidadania o lançamento de uma candidatura única à Presidência.

Agora pré-candidato, Bivar vai se retirar da negociação “para facilitar o diálogo”. Os novos representantes do União Brasil nas tratativas serão o vice-presidente Antônio de Rueda, o líder na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), e o líder do partido no Senado, Davi Alcolumbre (AP).

Nas vésperas do fechamento da janela partidária, Sergio Moro deixou o Podemos para se juntar à União Brasil, sigla com mais recursos financeiros e tempo de televisão. Disse que abria mão “nesse momento” de disputar a Presidência da República.

No entanto, dias depois, voltou a se articular para ser o nome da União Brasil, sigla que surgiu com a fusão de DEM e PSL, na principal disputa de outubro deste ano. A movimentação irritou algumas das principais lideranças, que chegaram a ameaçar impugnar a sua filiação. .

Na semana passada, em viagem a Washington (EUA), Moro disse que seu nome ainda estava “na mesa” e que nunca desistiu da eleição presidencial.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!