Início Macau Gasoduto subaquático chega a Macau a meio do ano

Gasoduto subaquático chega a Macau a meio do ano

Guilherme Rego

Um gasoduto planeado entre a Taipa e a Península de Macau deverá estar totalmente ligado e operacional a meio de 2022.O mais longo projeto de perfuração direcional em Macau terá um comprimento total de cerca de dois quilómetros, com o seu ponto mais profundo a atingir 58 metros abaixo do nível do mar.

Os seus pontos de entrada e saída situar-se-ão no lado sul do Lago Sai Van e na Zona de Lazer da Marginal da Taipa, respetivamente.

A construção principal do gasoduto já está concluída, enquanto a construção das instalações de acompanhamento ainda está em curso. Uma vez concluída a construção, o gasoduto entre Zhuhai e Macau estará totalmente ligado.

Leia também: O insustentável potencial do gás natural

Cerca de 50 milhões de patacas (6,2 milhões de dólares) foram investidas no projeto, e espera-se que esteja a funcionar durante cerca de 30 anos.

Em declarações aos meios de comunicação locais, o diretor geral da Nam Kwong Petroleum and Chemicals, Tang Zhao Hui, indicou que o gás natural é mais amigo do ambiente e mais barato para os consumidores, acrescentando que o uso doméstico para residentes é inferior a 7 patacas por metro cúbico, ou seja, metade do preço do petróleo liquefeito.

O investidor e promotor do projeto é a Macau City Gas Co., Ltd. – uma empresa de gás local estabelecida conjuntamente pela Nam Kwong Petroleum & Chemicals Co.,Ltd., o grupo estatal chinês Sinopec e a Macau New Energy Co., Ltd.

Leia também: Consultora considera viável terminal de gás natural para centrais elétricas timorenses

“Desde a conclusão da rede principal de gasodutos na região de Cotai em 2018, a Nam Kwong tem promovido ativamente a ligação de gasodutos de gás natural entre a Taipa e a península de Macau”, declarou Nam Kwong.

“É o mais longo e difícil projeto de travessia direcional de Macau até à data”.

O projeto foi incluído no discurso político da RAEM 2022, que sublinhou que permitiria que a rede de abastecimento de gás cobrisse a parte sul da península de Macau, permitindo melhorias nas partes sul e norte da península. Um relatório detalhado do estudo de viabilidade para o segundo gasoduto de alta pressão deverá também estar concluído em 2022

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!