Início » Portugal joga lugar no Mundial. Se é o último de Ronaldo?

Portugal joga lugar no Mundial. Se é o último de Ronaldo?

Cristiano Ronaldo quer “muito levar Portugal ao Mundial” e por isso quer transformar o Estádio do Dragão num “inferno” para a Macedónia do Norte, (19.45, RTP1) na final da playoff de acesso ao Mundial 2022. E, se Portugal se qualificar, será o Mundial do Qatar o último de CR7? “Vejo que muitos de vós fazem a mesma pergunta. Quem vai decidir o meu futuro sou eu, mais ninguém. Se me apetecer jogar mais eu jogo, se não me apetecer jogar mais, não jogo. Quem manda sou eu, ponto final”, atirou o capitão da seleção nacional, de cara fechada e sem esconder o desconforto perante os que se atrevem a colocar-lhe limites.

É que, aos 37 anos (115 golos e 185 jogos pela seleção depois), ele ainda se atreve a sonhar: “Ontem [domingo] fui para a cama a pensar: “Gostava que o hino começasse e apagassem a música e cantássemos todos sem música”. Tenho a certeza que se estiverem connosco como [estiveram] na quinta-feira vamos ganhar o jogo.”

Depois de falhar o apuramento direto, esta é a última oportunidade para Portugal marcar presença no próximo Campeonato do Mundo – novembro e dezembro no Qatar – e dar seguimento a 24 anos e 11 apuramentos consecutivos para fases finais de grandes competições (incluindo cinco mundiais). “Pressão? Pressão existe sempre. Estamos todos preparados, queríamos muito jogar esta final. Se fizermos inferno aqui no Dragão, tenho a certeza que vamos ganhar”, disse Ronaldo, lembrando que a Macedónia do Norte “exige respeito” e se está na final “é porque merece estar”.

Pepe está de volta, após recuperar da covid-19, e CR7 não podia estar mais feliz com o regresso: “Faz parte da mobília, tem de estar sempre presente. Sou amigo dele, coincidimos no Sporting há 20 anos. Gosto quando ele está. Toda a gente o respeita, todos sabem a importância dele. O grupo não é de 20, é de 50. É uma família. Queremos muito levar Portugal ao Mundial.”

Para isso, a seleção tem de estar à altura da responsabilidade na final do playoff, segundo Fernando Santos. “A pressão que temos de ter é de estar no Qatar, é a única em que nos devemos focar. Eles [macedónios] estão aqui por mérito próprio. A Macedónia, nos últimos cinco jogos que fez fora, só perdeu um e ganhou três. Goleou a Arménia, e venceu Itália e Alemanha. Se não olharmos para eles como um todo, claro que vamos correr riscos. Temos um objetivo claro, que é estar no Qatar”, avisou o selecionador nacional, que já tem João Cancelo disponível, após cumprir castigo.

Destacando Elmas e Bardhi, no adversário, o selecionador nacional lembrou que “Portugal tem de estar preparados para todos os momentos” e “responder ao bloco baixo” dos macedónios, que “não têm medo de recuar se for preciso”. Tudo isto sem esquecer que “têm jogadores muito rápidos” e tentam sempre sair a jogar através do guarda-redes. “Este até pode ser o jogo das vidas deles, mas para nós também é”, lembrou Fernando Santos, pedindo à equipa “entrega, determinação, intensidade, espírito de sacrifício e vontade”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website