Início China Casos de covid-19 crescem em Xangai apesar do confinamento

Casos de covid-19 crescem em Xangai apesar do confinamento

AFP

Xangai relatou um novo aumento de casos de covid-19 esta terça-feira, apesar do confinamento parcial decretado na capital económica chinesa, que causou uma corrida dos moradores aos supermercados

Casos crescem em Xangai mesmo com confinamento. A metrópole tornou-se nos últimos dias o epicentro de uma nova onda de infecções ligadas à variante ômicron, que começou a acelerar no início de março e está testando a estratégia ‘covid-zero’ da China.

O Ministério da Saúde registrou 4.477 novos casos positivos de coronavírus em Xangai nesta terça-feira, contra 3.500 no dia anterior nesta cidade de 25 milhões de habitantes.

Este é um número baixo em escala global, mas alto na China, onde o número de novas infecções diárias raramente ultrapassou cem desde a primavera (boreal) de 2020, após a contenção da primeira onda nascida na cidade de Wuhan.

Desde segunda-feira, a metade leste de Xangai está confinada há quatro dias. A partir de 1º de abril, será a vez da parte oeste da cidade.

Leia mais sobre o assunto em: Xangai confinada para conter maior foco de covid-19 na China

As autoridades justificam esse confinamento em duas etapas devido ao impacto econômico que o bloqueio de toda a cidade teria.

O anúncio repentino desta medida na noite de domingo provocou um afluxo de moradores aos supermercados da zona oeste da cidade, que ficarão abertos até quinta-feira.

Muitas lojas pareciam ter sido saqueadas, com prateleiras e corredores completamente vazios.

“O preço das mercadorias está subindo e as pessoas estão em pânico”, disse à AFP Yang, um aposentado que se recusou a dar seu nome completo.

A mais de 2.000 km de Xangai, também há milhões de pessoas confinadas no nordeste da China.

A província de Jilin, na fronteira com a Coreia do Norte, é uma das regiões mais atingidas pela epidemia.

De acordo com a mídia local, 19 hospitais temporários foram construídos na região na última semana.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!