Início Lifestyle Will Smith desculpa-se com Chris Rock pela chapada nos Óscares

Will Smith desculpa-se com Chris Rock pela chapada nos Óscares

AFP

O ator Will Smith desculpou-se esta segunda-feira com Chris Rock por lhe ter dado uma bofetada durante a cerimónia dos Óscares, na noite de domingo, após a Academia anunciar uma “revisão formal” do incidente que dominou a cobertura do evento

Durante a cerimônia transmitida ao vivo de Los Angeles, Smith, de 53 anos, agrediu Rock depois que o comediante fez uma piada sobre a cabeça raspada de sua esposa, Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia.

“Gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Passei do limite e cometi um erro. Estou envergonhado e minhas ações não refletem o homem que quero ser. Não há lugar para a violência em um mundo de amor e gentileza”, escreveu Smith no Instagram.

Smith publicou seu pedido de desculpas após uma enxurrada de comentários nas redes sociais comentando a reação – alguns contra, outros a favor – e também depois de a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ter condenado o incidente em um comunicado.

“Quero me desculpar também com a Academia, os produtores da cerimônia, os presentes e quem estava assistindo ao programa”, disse Smith nesta segunda.

“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento na noite dos prêmios da Academia foi inaceitável e imperdoável”, afirmou o ator, que explicou que “uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente”.

Ele se desculpou ainda com as irmãs tenistas Venus e Serena Williams e sua família, que estavam presentes no evento, já que são o tema do filme “King Richard: Criando Campeãs”, pelo qual Smith venceu o Oscar de melhor ator.

Após subir ao palco e dar um tapa em Rock, o ator voltou a sua poltrona e gritou duas vezes: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua maldita boca!”

Mais tarde, ao receber o prêmio de melhor ator, desculpou-se dizendo, com lágrimas nos olhos, que “às vezes o amor te faz fazer loucuras”. Ele também questionou “quem falta com o respeito”.

“A Academia condena as ações do senhor Smith no evento de ontem à noite”, disse a organização em um comunicado.

“Iniciamos oficialmente uma revisão formal do incidente e estudaremos outras ações e consequências em concordância com nossos estatutos de conduta e a lei da Califórnia”, acrescentou.

Leia mais sobre o assunto em: Will Smith dá chapada em Chris Rock na entrega dos Óscares

“Narcisista”

O ator e diretor Judd Apatow publicou um tuíte dizendo que Will Smith “podia ter matado” Rock. “Simplesmente perdeu o controle de sua ira e sua violência (…) Perdeu a cabeça”, depois, ele apagou a postagem.

Para a escritora britânica Bernardine Evaristo, cujo pai é nigeriano, Smith desperdiçou a chance de dar um exemplo, especialmente para os afroamericanos. Quando “Smith é apenas o quinto negro a ganhar o Oscar de ator principal, recorre à violência em vez de usar o poder da palavra para vencer Chris Rock”, tuitou.

“E depois fala de Deus e do amor que o teriam feito se comportar assim”, acrescentou.

O diretor Rob Reiner questionou a sinceridade de seu pedido de desculpas e observou que Smith pode ser considerado um “afortunado de que Chris não apresente denúncias de agressão”.

A vencedora do Emmy Rosie O’Donnell classificou o ato como “uma triste exibição de masculinidade tóxica de um enlouquecido narcisista”.

Richard Williams, o pai das tenistas, declarou por meio de seu filho que “não tolera que uma pessoa bata em outra”, de acordo com a rede NBC.

“Tudo bem”

Depois do Oscar, Smith apareceu na festa da Vanity Fair, onde dançou e posou diante dos fotógrafos com sua família e sua estatueta.

“Está tudo bem”, afirmou o ator à revista Variety ao ser questionado sobre sua noite. Já Pinkett Smith ainda não se pronunciou nas redes sociais.

Algumas celebridades também saíram em defesa de Smith. Liam Payne, ex-vocalista do One Direction, disse a jornalistas: “Acho que tinha o direito de fazer o que fez”.

“É preciso ver em tempo real o que se passa na alma de um homem quando ele olha para a mulher que ama e a vê segurando as lágrimas por uma ‘piadinha’ às suas custas”, tuitou a cantora Nicki Minaj. “Ele está vendo sua dor”, acrescentou.

A representante democrata Ayanna Pressley, que sofre de alopecia, agradeceu Smith. “Parabéns a todos os maridos que defendem suas esposas que sofrem de alopecia da ignorância e dos insultos cotidianos”, tuitou Pressley para depois apagar a mensagem.

A atriz Tiffany Haddish também demonstrou seu apoio ao ator: “Isso é o que se supõe que deve fazer seu marido, não? Te proteger”, disse à revista People.

Alguns pediram nas redes que Smith perdesse seu Oscar de melhor ator, mas Whoopi Goldberg, que integra o conselho da Academia, descartou essa possibilidade.

“Não vamos retirar dele o Oscar”, afirmou em um programa matutino nesta segunda. “Haverá consequências, tenho certeza, mas não creio que farão isso. Especialmente porque Chris disse que não apresentará queixas.”

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!