No podcast Humor À Primeira Vista, Joana Marques comentou as declarações feitas no programa Dois às 10 e a defesa posterior da TVI, que alegou que as palavras de Cristina Ferreira estavam a ser retiradas de contexto.
“Eu vi este programa da Cristina Ferreira e posso garantir que aquilo não está tirado de contexto de forma alguma. E não percebo como é que se pode alegar ali que a coisa está fora de contexto”, afirmou.
A humorista criticou ainda a posição do canal, nomeadamente a possibilidade de avançar com ações judiciais contra quem continue a comentar o caso, considerando esse tipo de resposta desproporcionado.
“Já vimos situações semelhantes noutras polémicas e não sei se houve aprendizagem. Ameaçar processos não me parece o caminho”, disse.
Leia mais: Joana Marques absolvida da ação interposta pelos Anjos
Joana Marques foi mais longe e apontou aquilo que descreve como uma relação “problemática” de Cristina Ferreira com a liberdade de expressão.
“Eu sinto que é uma pessoa que tem algumas problemas com a liberdade de expressão”, referiu, recordando episódios anteriores em que a apresentadora se terá pronunciado sobre o tema, incluindo propostas relacionadas com o discurso nas redes sociais e a publicação de conteúdos de crítica.
A humorista sublinhou que não defende comentários ofensivos, mas alertou contra respostas legais ou institucionais ao discurso público. “Não acho que a solução seja punir ou proibir. Isso cria precedentes perigosos”, afirmou.
Joana Marques concluiu a sua intervenção com críticas mais diretas ao estilo comunicacional da apresentadora, sugerindo que existe uma postura recorrente que considera problemática no debate público.