Início » F1 vai começar com um português a controlar

F1 vai começar com um português a controlar

A temporada de 2021 ficou marcada como uma das mais emocionantes de sempre, com Verstappen a roubar o título a Hamilton na última volta da derradeira corrida, com muita polémica à mistura. O tema ainda está bem vivo na memória de pilotos e fãs, agora que a nova temporada vai começar, num ano com muito sangue novo, novas regras e até um português num alto cargo. A época da F1 arranca já este domingo com a disputa do Grande Prémio do Bahrain e termina a 20 de novembro em Abu Dhabi.

Os grandes favoritos continuam a ser o campeão em título Max Verstappen (Red Bull) e o veterano Lewis Hamilton (Mercedes), numa temporada em que a grelha é uma das mais jovens de sempre, com uma média de idades de 26 anos.

Muitos deles não viram Ayrton Senna correr, e eram crianças quando Hamilton e Alonso venceram as primeiras corridas. Entre os mais jovens, há quatro que podem ser protagonistas nesta temporada – além de Verstappen (24), destacam-se George Russell (24 anos, Mercedes), Charles Leclerc (24, Ferraari) e Lando Norris (22, McLaren).

Os pilotos nascidos na era “pós-Senna” vão conviver no paddock com outros mais experientes, casos de Fernando Alonso, de 40 anos, o mais velho, e ainda Lewis Hamilton (37) e Sebastian Vettel (34). O mais novo nasceu já na década de 2000: Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, que tem apenas 21 anos.

Verstappen pôs termo ao domínio de Hamilton, sete vezes campeão do mundo e vencedor dos quatro anteriores títulos (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020). E volta a ter a companhia do mexicano Sérgio Perez (32 anos) enquanto Hamilton tem, agora, o britânico George Russell (24 anos) a partilhar as boxes da Mercedes.

Russell tirou o lugar ao finlandês Valtteri Bottas, de 32 anos, que foi ocupar a vaga do veterano compatriota Kimi Raikkonen na Alfa Romeo, ao lado de Guanyu Zhou, de 22 anos, o primeiro chinês a chegar à F1.

Zhou é o único estreante deste ano, a somar aos regressos do tailandês Alexander Albon (Williams), de 25 anos, e do dinamarquês Kevin Magnussen, de 29 anos, que substituiu o russo Nikita Mazepin na Haas, depois das sanções aplicadas à Rússia e aos atletas russos na sequência da invasão da Ucrânia.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!