Início » Austrália classifica coalas como espécie ameaçada

Austrália classifica coalas como espécie ameaçada

Ministério do Ambiente da Austrália classificou estas populações de coalas como “ameaçadas” para lhes dar um nível de proteção mais elevado em Nova Gales do Sul, no Território da Capital Australiana e em Queensland.

De acordo com os conservacionistas, a população de coalas entrou em colapso em grande parte do leste da Austrália nos últimos 20 anos e o animal está à beira da extinção nestas áreas.

Embora tenham saudado o anúncio oficial, os conservacionistas condenaram também o fracasso das autoridades em proteger a espécie até à data.

O coala, um símbolo em todo o mundo do ecossistema único da Austrália, foi listado como “vulnerável” na costa oriental há uma década atrás.

“Estamos a tomar medidas sem precedentes para proteger o coala”, adiantou o Ministério, apontando a recente promessa do Governo australiano de investir 31 milhões de euros para proteger e restaurar o habitat dos coalas.

Estes marsupiais passaram do estatuto de “vulnerável a ameaçado” no espaço de uma década, “um declínio chocantemente rápido”, lamentou Stuart Blanch, conservacionista na WWF-Austrália.

“A decisão de hoje é bem-vinda, mas não impedirá os coalas de deslizar para a extinção a menos que seja acompanhada por leis mais fortes e incentivos aos proprietários de terras para protegerem o habitat florestal”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!