Início » Primeiros voos com ajuda humanitária chegam a Tonga

Primeiros voos com ajuda humanitária chegam a Tonga

A Nova Zelândia e a Austrália enviaram para Tonga aviões militares de transporte que transportavam contentores de água, “kits” para abrigos temporários, geradores, material de higiene e equipamento de comunicações.

A mercadoria foi entregue sem que o pessoal militar entrasse em contacto com as pessoas no aeroporto de Tonga. Isto porque Tonga está desesperada para garantir que os estrangeiros não tragam o novo coronavírus, já que o território não teve qualquer surto de covid-19 e reportou apenas um único caso desde que a pandemia começou.

A Austrália disse que a assistência iria ajudar o Governo de Tonga a satisfazer as necessidades da comunidade e apoiar os esforços imediatos de limpeza.

O Japão também disse que enviaria ajuda de emergência, incluindo água potável e equipamento para a limpeza das cinzas vulcânicas. Dois aviões C-130 Hercules e um navio de transporte com dois helicópteros CH-47 Chinook devem partir hoje, disse o Ministério da Defesa.

Responsáveis humanitários da ONU afirmaram que cerca de 84.000 pessoas – mais de 80% da população de Tonga – foram afetadas pela erupção do vulcão, com o porta-voz, Stéphane Dujarric, a falar em três mortes, feridos, perda de casas e água poluída.

As comunicações com Tonga continuam limitadas após a erupção de sábado e o tsunami parece ter quebrado o único cabo de fibra ótica que liga Tonga ao resto do mundo. Isto significa que a maioria das pessoas não conseguiu utilizar a Internet ou fazer chamadas telefónicas para o estrangeiro, embora algumas redes telefónicas locais ainda estejam a funcionar.

Uma companhia telefónica, Digicel, anunciou hoje que tinha conseguido restaurar a capacidade de fazer chamadas internacionais a partir de alguns lugares, utilizando uma ligação via satélite, mas que as pessoas precisariam de ser pacientes devido à elevada procura.

Um navio patrulha da marinha da Nova Zelândia também deverá chegar hoje, mais tarde. Transporta equipamento hidrográfico e mergulhadores, e tem também um helicóptero para ajudar na entrega de mantimentos.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!