Início Editorial Afogados na narrativa

Afogados na narrativa

Paulo RegoPaulo Rego*

As eleições para a Assembleia Legislativa em Hong Kong, no último domingo, esclarecem bem quem manda. Só há deputados patriotas – toda a gente pode votar, mas só esses podem ser eleitos. Resultado: cerca de 70 por cento dos eleitores nem foi às urnas. O ocidente critica a “erosão da democracia”; a China contrapõe o “futuro brilhante”, agora que a “ordem foi reposta” na região autónoma.

Democracia não é vocábulo do regime chinês; mas também nunca foi prática real nas colónias britânica e portuguesa

A realidade impõe-se, como se previa desde as primeiras manifestações dos guarda-chuvas amarelos. E o debate está viciado por ideologias que manipulam as palavras, retirando-lhes sentido. Democracia não é vocábulo do regime chinês; mas também nunca foi prática real das colónias britânica e portuguesa. Lisboa agora cala-se, rendida e/ou envergonhada; Londres finge lavar a alma, fazendo de conta que acreditou em Pequim para uma impossibilidade ideológica. O discurso britânico na década de 1990 – “depois de nós será o caos” – era claro: choram agora lágrimas de crocodilo.