Croácia cumpre os requisitos para entrar no espaço Schengen

Croácia cumpre os requisitos para entrar no espaço Schengen

Os ministros do Interior da União Europeia concordaram nesta quinta-feira (9) que a Croácia cumpre os critérios para fazer parte do espaço Schengen, um avanço fundamental para que o país entre neste espaço de livre circulação de pessoas

Embora a Croácia tenha aderido à União Europeia em 2013, é um dos cinco países-membro que ainda não faziam parte do espaço Schengen, formado por 22 países do bloco, além da Islândia, Suíça e Noruega, pelos quais é possível viajar sem um passaporte.

O país dos Bálcãs, o mais novo membro da UE, quer ter acesso a esta área, mas os outros parceiros queriam ter a certeza de que cumpre os requisitos para partilhar informações policiais e proteger as fronteiras externas.

Depois de uma reunião ministerial em Bruxelas, os países-membro anunciaram que a Croácia reúne todas as condições necessárias para se tornar membro do espaço Schengen, embora a decisão final de adesão será tomada posteriormente.

“Este é apenas o primeiro passo para a Croácia entrar no espaço Schengen. Acho que outros passos se seguirão em rápida sucessão”, disse Ales Hojs, o ministro esloveno que liderou a reunião em Bruxelas.

Related posts
MundoPolítica

UE pode alterar sanções contra a Rússia caso afetem alimentos ou fertilizantes

EconomiaMundo

Bruxelas pode declarar emergência na UE ou regional perante corte de gás russo

Mundo

Rússia afirma que Gazprom cumprirá obrigações

MundoPolítica

Zelensky destitui dois altos funcionários, enquanto UE avalia novas sanções contra a Rússia

Assine nossa Newsletter