Início Mundo Senado dos EUA apressa processo para evitar crise da dívida

Senado dos EUA apressa processo para evitar crise da dívida

AFP

Os senadores dos Estados Unidos votaram esta quinta-feira a favor da criação de uma lei que permitiria aos democratas suspender uma única vez o teto de endividamento do país e evitar uma inadimplência que poderia ser desastrosa, sem exigir os votos dos republicanos opositores

A medida permite que o Congresso, controlado pelos democratas, levante o limite da dívida em um determinado valor em dólares, com maioria simples em ambas as câmaras, o que significa que a iniciativa consegue virar lei sem precisar contar com republicanos.

“Ainda temos mais alguns passos a serem dados antes de resolver totalmente esse problema, mas estou otimista de que, após a votação de hoje, estaremos no caminho para evitar um default catastrófico”, disse o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.

Um aumento no limite da dívida normalmente exigiria 60 votos no Senado, que é dividido em 50-50, mas com a nova lei, o aumento pode obter luz verde apenas com o apoio de todos os democratas mais um “sim” do desempate da vice-presidente Kamala Harris.

Enquanto isso, os republicanos estão essencialmente à margem, sem bloquear os democratas, mas também sem oferecer votos para subir o teto da dívida.

O acordo coloca fim a semanas de tensas negociações e chega poucos dias antes do prazo para atingir o limite da dívida.

Se algo não fosse feito, os Estados Unidos não teriam mais sido capazes de cumprir suas obrigações de pagamento de dívidas logo após a próxima quarta-feira.

O país gasta mais dinheiro do que arrecada com os impostos, por isso pegam dinheiro emprestado com a emissão de títulos do governo, considerados alguns dos investimentos mais seguros do mundo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!